Associação de Imprensa lembra que é seguro comprar jornais e revistas

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) está a lançar uma campanha de alerta relativamente a notícias falsas que têm surgido sobre a transmissão do novo coronavírus através do papel. “Já foi comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que não é verdade. Os jornais e revistas não transmitem o vírus”, sublinha a associação.

A nova campanha tem como missão combater informações potencialmente enganadoras que circulam e informar os leitores, garantindo que não existe qualquer tipo de receio relativamente à compra de uma publicação. Para deixar claro que os leitores não têm de se preocupar, a campanha menciona tanto a OMS como a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

“Não deixe que lhe tapem os olhos. Os jornais e revistas não transmitem o vírus. Combatem o vírus da desinformação.” É esta a mensagem que a API quer passar.

No final de Março, porta-voz da OMS confirmou que não existem provas de que o novo coronavírus seja transmitido através de publicações impressas. Na altura, Fadela Chaib sublinhou que as palavras da organização tinha sido mal interpretadas e que nunca foi dito que o dinheiro era um veículo de transmissão.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...