Jornais não transmitem vírus, garante a Associação Portuguesa de Imprensa

A informação de que o novo coronavírus se poderá transmitir através de notas de dinheiro levou a algumas pessoas a extrapolarem que o mesmo aconteceria com jornais ou revistas. A Associação Portuguesa de Imprensa (API) garante que não é verdade e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já desmentiu essa possibilidade.

Em comunicado divulgado esta semana, Fadela Chaib indica que as palavras da organização foram mal interpretadas. Segundo a porta-voz da OMS, nunca foi dito que o dinheiro era um veículo de transmissão do novo coronavírus. Questionada sobre o tema, a organização indicou que todas as pessoas devem lavar as mãos depois de tocarem em dinheiro, tanto agora como no geral dos dias.

“Uma prática, portanto, que deve ser adoptada quando se pega em qualquer objecto. Não há registo de qualquer caso de contaminação provocado pelo contacto com jornais e revistas em papel”, sublinha a API.

A associação recomenda que o público continue a comprar e a ler jornais e revistas, em papel ou online, sem receio de contágio. “Tal como recomenda que se sigam as recomendações das autoridades de Saúde, designadamente a lavagem das mãos, de forma frequente e minuciosa”.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...