As tampas de esgoto também podem ser obras de arte

Uma parceria conjunta entre a Águas do Tejo Atlântico e a Saint-Gobain PAM, empresa de fabrico e instalação de caixas de visita permanente (CVP), mais conhecidas por tampas de esgoto, resultou numa iniciativa original: mais de 36 destas “portas para outro mundo” em 12 locais da cidade de Lisboa foram transformadas em obras de arte para realçar a importância do sistema de saneamento da cidade e assinalar o Dia Mundial do Saneamento, celebrado hoje.

“Há Art no Esgoto” é o nome deste projecto, que pretende mostrar a quem passa pela capital a importância dos sistemas de saneamento, como serviço essencial para o tratamento de água residual. A personalização das tampas de esgoto, que têm a autoria do artista plástico Gilberto Gaspar, vai vestir as ruas de Lisboa com arte e levar as pessoas a olhar para onde normalmente não olham: o chão.

Parque das Nações, Torre de Belém, Terreiro do Paço, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril, Sé, Castelo de S. Jorge, Rossio, Restauradores, Marquês de Pombal e Campo Pequeno são os locais onde as novas tampas de esgoto poderão ser encontradas.

Artigos relacionados