As perguntas da Pordata sobre Portugal
As perguntas que os bebés nascidos em Portugal este ano poderão ter servem de ponto de partida para a campanha de aniversário da Pordata. A celebrar 10 anos, o projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos quer continuar a ajudar a responder a todas as dúvidas que surgem sobre os portugueses e, assim, desvendar quem são.
«Os dados da Pordata são muito mais do que números: são histórias que nos ajudam a conhecer melhor o país onde vivemos», explica Pedro Bexiga, co-fundador da Coming Soon, a agência responsável ela criatividade da fundação. «Por isso, achámos que o filme também deveria contar uma história», acrescenta o criativo, levantando o véu sobre a campanha que já está no ar.
Entre a informação disponibilizada gratuitamente pela Pordata, encontra-se diariamente o número de mortes e nascimentos em Portugal. E isso, conta Pedro Bexiga, «acabou por ser o ‘insight’ da campanha». Com imagens da Getty Images e edição de Gustavo Maia, o spot de vídeo “Perguntas” lembra algumas das várias questões tratadas pelo projecto.
«Não sabemos quais serão as perguntas que os portugueses nascidos este ano irão fazer no futuro. A partir desta premissa, nasceu o conceito do filme – Mais do que falar do passado, gostaríamos que a campanha fosse um manifesto sobre o futuro, um renovar do compromisso da Pordata com os portugueses para os próximos 10, 30, 100 anos», adianta ainda Marcelo Lourenço, co-autor da campanha.
A campanha conta ainda com sounddesign da Casa do Som, que também colaborou na criação da música original do filme “Perguntas”.