Arrendamento para estudantes cresce 33%

No último ano, o arrendamento habitacional destinado a estudantes aumentou 33%, de acordo com dados divulgados pela Uniplaces. A plataforma online considera que este número reflecte o crescimento verificado na quantidade de anúncios publicados na Uniplaces que, actualmente, conta com cerca de 45 mil quartos disponíveis. Lisboa e Porto são responsáveis por nove mil deste total.

O número médio de anúncios disponíveis cresce mensalmente 5%, revela ainda a Uniplaces. Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, explica que «o arrendamento destinado a estudantes é cada vez mais uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações». Em comunicado, acrescenta que o pico de arrendamentos acontece em Agosto, quando os estudantes começam a preparar o primeiro semestre do ano lectivo.

Em Lisboa, o valor médio de um quarto é de 338 euros mensais, sendo que um estúdio ficará pelos 600 euros. No Porto, a média é de 300 euros para um quarto e 510 euros para um estúdio.

As reservas duram, em média, seis meses em Lisboa e cinco meses no Porto. Quanto ao perfil do arrendatário, a Uniplaces esclarece que 16,4% tem 21 anos (maior percentagem) e que o propósito de arrendamento mais comum é a realização de licenciatura (36,1%).

Artigos relacionados