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Arábia Saudita investe mil milhões de dólares para adquirir participação minoritária na DAZN
A Arábia Saudita investiu mil milhões de dólares na DAZN e numa nova joint venture com o serviço de streaming onde o magnata Len Blavatnik é acionista maioritário através do seu grupo de investimentos Access Industries.
A aquisição foi confirmada pelo Fundo de Investimento público (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, que executou a operação por meio da SURJ Sport Investment, numa altura em que o país intensifica a sua aposta multibilionária no mercado desportivo global.
Sem especificarem exatamente a percentagem adquirida, sabe-se apenas, para já, que a Surj Sports Investment adquiriu uma participação minoritária de “um dígito” na DAZN.
As empresas vão criar uma joint venture, sob o nome DAZN MENA, “que abrirá novas oportunidades de transmissão para o próspero setor desportivo da Arábia Saudita e acelerará o acesso dos fãs a conteúdo desportivo ao vivo e sob pedido”, explicam em comunicado.
Recorde-se que a Bloomberg já tinha antecipado no final de janeiro o interesse da Arábia Saudita em adquirir uma participação no DAZN, estimando seu investimento em cerca de mil milhões, valor de investimento que agora se confirma.
Em janeiro, o magnata Len Blavatnik investiu 827 milhões de dólares (cerca de 786 milhões de euros) na plataforma de streaming, uma injeção que elevou o montante já investido na DAZN para mais de 6,7 mil milhões de dólares desde a fundação da empresa, em 2016, avançou à data o Financial Times (FT).
A DAZN, que ambiciona tornar-se o “Spotify do desporto”, tem apostado fortemente na aquisição de direitos de transmissão de futebol europeu, boxe, basquetebol, desportos motorizados e até da NFL, estando presente em mais de 200 mercados. Segundo Shay Segev, CEO da empresa sediada em Londres, esta estratégia visa consolidar a plataforma como “a casa global do desporto”.
Apesar do crescimento da receita para 2,7 mil milhões de dólares em 2023, face aos 2,2 mil milhões registados no ano anterior, de acordo com o FT, a empresa continua a operar com perdas significativas, que aumentaram de 1,2 mil milhões para 1,4 mil milhões de dólares no último ano. Estas contas revelam que o investimento no futuro da transmissão desportiva ainda não trouxe retorno financeiro.
Segev afirmou que, embora os resultados financeiros de 2023 não reflitam os resultados esperados, a maioria dos dez principais mercados onde a DAZN opera já são rentáveis, esperando alcançar os seis mil milhões de dólares em 2025 através de receitas adicionais da aquisição da empresa australiana de televisão paga Foxtel e direitos do Novo Mundial de Clubes da FIFA.
A empresa pretende expandir a sua plataforma para que os fãs de desporto possam não só assistir a eventos premium, mas também ler notícias e análises, apostar online, interagir com outros fãs e comprar bilhetes e merchandise.
Em 2023, a DAZN tinha cerca de 300 milhões de utilizadores mensais, mas apenas cerca de 20 milhões eram assinantes pagantes.