Aprenda marketing digital com estes 5 cursos online

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No mundo actual, em que a Internet ocupa um lugar de destaque em quase todas as áreas da nossa vida, e no qual a tecnologia e as Big Tech assumem um papel dominante na economia, o marketing digital tornou-se uma das indústrias mais importantes e essenciais no contexto mundial.

Funcionando como uma poderosa ferramenta de comunicação, o marketing digital é uma competência importante não apenas para profissionais de marketing, mas também para empresários e empreendedores.

Num mercado em rápido desenvolvimento, assistimos à evolução de novas tendências de marketing, tornando-se essencial que executivos e profissionais estejam actualizados com as estratégias, processos e ferramentas, para poderem manter-se relevantes e proactivos nos seus negócios. Além disso, com a procura a superar a oferta, existe uma lacuna de talentos nesta área e é por esse motivo que a aposta em cursos especializados se torna tão premente. Frequentar um curso de marketing digital é uma das melhores formas de acelerar a curva de aprendizagem e melhorar as suas competências rapidamente.

Tendo em conta que as tendências da formação para 2022 foram impulsionadas pela diversidade de opções na abordagem à aprendizagem, seja através do ensino presencial, ou do ensino remoto, síncrono e assíncrono, um curso online bem estruturado pode desenvolver as competências necessárias para impulsionar a carreira de todos os profissionais. Na verdade, com o crescimento do teletrabalho, tornou-se ainda mais fácil obter uma certificação em Marketing Digital no conforto de casa.

Do lado de quem disponibiliza estas formações, Frederico Carvalho, CEO da DIGITAL FC, acredita que “para garantir o sucesso da aprendizagem, é necessário que essa oferta disponibilize aconselhamento pedagógico, proximidade e acompanhamento no apoio a perguntas e respostas, um conteúdo pedagógico organizado, e facilitadores de aprendizagem com experiência para consolidar o seu conhecimento”.

Dando resposta aos gestores comerciais, que reconhecem o potencial que o mundo digital pode ter no seu negócio, os cursos de marketing digital preferenciais devem ser, no entender do formador e consultor em marketing digital e estratégias de negócio, “pragmáticos, de curta duração e orientados para um ensino learn-by-doing”.

Nesse sentido, reunimos algumas perguntas essenciais, assim como um guia com as principais recomendações, para que possa optar pelo curso que melhor responda às suas necessidades.

A quem se destina, afinal, um curso de marketing digital?

As competências de marketing digital são fundamentais, não apenas para profissionais de marketing digital, mas para qualquer pessoa que trabalhe num negócio com presença online. Isso inclui, naturalmente, empreendedores, gestores de marketing, especialistas em marketing e proprietários de pequenas empresas. Na opinião de Frederico Carvalho, estes cursos podem ajudar os profissionais “a construir a sua experiência no mundo real, trabalhando nos seus próprios sites, conseguindo um emprego na área como freelancer de marketing digital ou numa agência de marketing digital estabelecida”.

Porque são estes os melhores cursos online de marketing digital?

No Google, se pesquisar por «curso intensivo marketing digital», encontrará uma oferta alargada pedagógica, que abrange diferentes disciplinas de marketing digital. Existem cursos que se concentram apenas em SEO ou redes sociais, mas não fornecem uma visão completa de todos os canais de marketing digital, sendo por isso intencionalmente especializados.

O objectivo deste guia é apresentar recomendações que abranjam uma ampla gama de conceitos de marketing digital. A lista inclui, assim, diferentes tipos e níveis de cursos, de forma a apoiar os potenciais interessados na identificação e partilha do impacto do seu investimento.

Com diversas ofertas no mercado, quais os melhores cursos para o objectivo que pretende? De longa ou curta duração? Pretende-se algo mais estratégico ou um workshop prático? Será mais proveitoso um curso presencial ou online?

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  1. Curso Certificado & Intensivo de Marketing Digital

Este curso acreditado é indicado para quem pretende dominar as noções de marketing digital e foi especialmente pensado para pessoas com pouco tempo. Esta oferta formativa permite ter uma visão geral e pragmática das principais tendências, estratégias e ferramentas de marketing na área digital, e inclui uma sessão individual e personalizada para esclarecimento de dúvidas e apoio na implementação, de acordo com as necessidades. É ideal para quem pretende compreender o comportamento do consumidor online e posicionar com sucesso a sua marca nas plataformas digitais; para quem procura as melhores ferramentas online para criar, implementar e optimizar tempo; e para quem planeia os seus canais de marketing para captar mais contactos e gerar vendas. Este curso tem uma duração de 12 horas e um valor de 197€ (+IVA).

O acesso ao curso online é imediato, mas poderá, igualmente, consultar as datas para fazê-lo presencialmente. Com certificação DGERT, pode saber mais em curso marketing digital.

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  1. Certificação SEO (Search Engine Optimization)

O Google representa mais de 94% do tráfego total de pesquisa em computador, seguido do Bing com 3,4% e do Yahoo com 1,15%. Com este curso de SEO, o profissional terá acesso a um conjunto de estratégias com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos (sem pagar) dos motores de pesquisa. Combinando dados, marketing de conteúdo e optimização técnica, a área de SEO revela o potencial dos seus esforços de marketing e é, actualmente, uma ferramenta essencial. Com este curso, vai ser possível melhorar a posição do site no ranking do Google, além de saber como dominar as competências técnicas de SEO e executar ou delegar uma estratégia de SEO com sucesso. Com um valor de 137€ (+IVA), este curso tem acesso imediato e decorre totalmente online, com uma duração de nove horas. Igualmente certificado pela DGERT, saiba mais sobre este curso seo.

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  1. Certificação E-mail Marketing

O e-mail marketing é um dos principais pilares do marketing, aliando baixo custo e amplo alcance. Através deste curso, vai ser possível aprender a enviar e-mails transacionais, promocionais e informativos, através de campanhas personalizadas, e sempre respeitando as regras do Regulamento Geral de Protecção de Dados. Mas não é tudo. Também saberá como angariar contactos qualificados, estratégias para planear os envios de e-mail em escala e tácticas de segmentação, de forma a fortalecer as suas vendas através de e-mail. Com uma duração de oito horas e totalmente online, esta formação tem o investimento de 97€ (+IVA) e certificação DGERT. É ideal para quem deseja nutrir, gerir e envolver os clientes na estratégia da marca; para quem pretende automatizar processos, libertar recursos humanos e garantir resultados mais eficazes de forma mais rápida; e, finalmente, para quem quer fortalecer as suas vendas, utilizando o e-mail marketing. Com acesso imediato, pode conhecer todos os pormenores do curso de email marketing.

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  1. Certificação Plano de Marketing

Neste curso, irá aprender a produzir a ferramenta de marketing mais importante para qualquer empresa – um plano de Marketing –, com ênfase na área digital, para a sua ideia de produto ou serviço. Em formato online e presencial, além das videoaulas, os participantes terão acesso a guias de apoio e a um template editável com as orientações para escrever o seu plano de marketing e optimizar o seu tempo. É o curso indicado para quem pretenda realizar uma auditoria de marketing, saber como compilar os objectivos de marketing e avaliar a direcção estratégica da sua organização, assim como segmentar o mercado, identificar os activos e alvos para um posicionamento eficaz. Tem oito horas de duração e um valor de a partir de 97€ (+IVA). Como todos os cursos, é certificado pela DGERT e será emitido um certificado de participação. Saiba todos os pormenores sobre este curso de plano de marketing.

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  1. Certificação MarTech – Ferramentas de Marketing

O marketing e a tecnologia disponibilizam diversas ferramentas que podem ser úteis para acompanhar a jornada do cliente e medir os resultados do seu trabalho, assim como o impacto directo no negócio. Através deste curso, é possível obter uma visão integrada da jornada do cliente e acompanhar o ROI da sua estratégia de marketing.

Quando falamos de MarTech, envolvemos software de automação utilizado em marketing, ferramentas para análise de dados, CRM, sistemas de suporte e chat ao vivo, ferramentas de prospecção de mercado e muito mais. É, por isso, um curso indicado para quem pretenda escolher, com confiança, as ferramentas certas para a sua empresa; saber projectar um plano de implementação detalhado para a sua equipa; e para quem precisa de melhorar as taxas de conversão de vendas e marketing. Com formato online (acesso imediato) e presencial, tem a duração de seis horas e um investimento a partir de 97€ (+IVA), obtendo, no final, um certificado de participação e da DGERT. Pode conhecer todas as informações sobre este curso martech.

Actualmente, o marketing digital é um dos setores com maior crescimento no mundo. Existe, por isso, muito conteúdo publicado na internet e é necessário ter em mente as opções gratuitas, como a leitura especializada de artigos de marketing digital, e as opções pagas, como os cursos com conteúdo programático organizado, livros de marketing ou conferências sobre o tema.

Vários profissionais, escolas e universidades do sector já oferecem programas de formação de marketing digital em formato virtual, ensinando as competências vitais com exercícios, tarefas práticas e projetos práticos. Assim, se deseja aprender novas competências ou aprimorar os seus conhecimentos, optar por um curso online de marketing digital que se adapte a si e ao seu negócio pode ser a solução ideal.

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