Apple quer impedir app de receitas de utilizar logo com a forma de uma pêra
A Prepear é uma aplicação móvel dedicada a receitas de culinária que está a incomodar a Apple. Tudo porque o logótipo escolhido para a plataforma tem a forma de uma pêra, que a Apple considera ser muito próxima da sua própria imagem de marca (uma maçã). Segundo a notificação de oposição submetida pela gigante tecnológica, o logo da Prepear poderá criar confusão entre os consumidores.
A notificação, avançada pelos sites MacRumors e iPhone in Canada, indica que o logo com a pêra poderá “provocar diluição” das características distintivas da Apple, fazendo com que seja mais difícil para o público perceber que produtos e serviços são da Prepear e quais são da Apple. De acordo com a tecnológica liderada por Tim Cook, esta seria uma violação do “Lanham Act”, segundo o qual é proíbido o registo de marcas similares caso possa resultar em confusão para os consumidores.
A guerra com a Prepear terá tido início, aliás, quando a Super Healthy Kids tentou registar o logótipo da sua app. Segundo a notificação da Apple, trata-se de “uma fruta minimalista com uma folha do lado direito, que imediatamente faz lembrar o famoso logo da maçã da Apple”. A empresa refere ainda que também cria uma impressão comercial semelhante.
A Apple sublinha que as semelhanças entre os dois logos irão sobrepôr-se a quaisquer diferenças, fazendo com que os consumidores acreditem que a Prepear está de alguma forma associada ou que é apoiada pela Apple.
Entretanto, Russel Monon, co-fundador da Prepear, lançou uma petição sob o mote “Save the Pear from Apple!” e que já reuniu mais e 14 mil assinaturas. O objectivo é, tal como o nome indica, salvar a Prepear, considerando especialmente que esta é uma pequena empresa com apenas cinco funcionários e que não tem capacidade financeira para uma disputa legal com um gigante como a Apple.