Apple planeia integrar câmaras e reconhecimento de gestos nos AirPods
O futuro dos AirPods vai passar pela integração de uma câmara com infravermelhos, a serem lançados já em 2026, avança o site MacRumors.
A principal função do aparelho será a sua integração com o headset Vision Pro, melhorando o ecossistema de computação espacial da Apple e tornando os AirPods numa extensão deste aparelho.
Os actuais AirPods já têm áudio espacial, que muda a direcção do som conforme a posição da cabeça. Com câmaras, pode ser levado a outro nível: seria possível controlar a música ou atender chamadas com gestos no ar, sem tocar em nenhum dispositivo.
Além disso, as câmaras poderão permitir funções como o o controlo de dispositivos à distância ou a tradução em tempo real. As possibilidades são infinitas e podem transformar a forma como usamos a tecnologia no dia-a-dia.
Porém, com esta inovação surgem também alguns desafios, nomeadamente a privacidade, já que a integração de câmaras levanta questões sobre o uso e o controlo das imagens capturadas. Levanta-se ainda a questão da duração da bateria, já que ao serem acrescentadas câmaras e funções de reconhecimento de gestos pode aumentar significativamente o consumo de energia.