Apple e Google forçam reinvenção da publicidade, diz chairman do Publicis Group

Maurice Lévy, actual chairman e antigo CEO do Publicis Group, considera que as mudanças que a Apple e a Google estão a implementar no que concerne a monitorização dos internautas obriga a indústria da publicidade a repensar a forma como trabalha. Em entrevista à CNBC, o especialista em marketing e publicidade sublinha que a «privacidade é extremamente importante», mas que as alterações desenhadas para promover a segurança dos utilizadores da internet têm consequências para as marcas.

«Acredito que o facto de essas plataformas estarem a cuidar da privacidade dos consumidores e dos seus clientes é algo extraordinariamente importante. Mas isto está a levar-nos a revisitar a forma como trabalhamos», explica Maurice Lévy.

O chairman do Publicis Groupe refere-se ao facto de a Apple ter começado a obrigar os programadores de aplicações móveis a pedir permissão aos utilizadores antes de recolherem “unique identifiers”, ou seja, ferramentas que permitem medir a eficácia de anúncios em dispositivos móveis através da identificação dos internautas.

Maurice Lévy refere-se também à intenção da Google de eliminar as cookies de terceiros no seu browser Chrome, à semelhança do que a Apple já fez no Safari. Recorde-se que as cookies são usadas pelos anunciantes para monitorizar a actividade online dos utilizadores da internet com o objectivo de lhes proporcionar anúncios personalizados.

Com estas alterações, as marcas terão de encontrar novas formas de garantir conteúdos adaptados para cada consumidor, sem comprometer a sua privacidade.

Já em 2016, aquando da sua passagem pelo Web Summit, em Lisboa, Muarice Lévy tinha reflectido sobre os desafios da publicidade online, mencionando na altura os bloqueadores de anúncios. Para o especialista, o surgimento dos softwares de bloqueio de anúncios é a prova de que nem sempre os anunciantes e as suas agências têm tido a melhor abordagem no meio digital: «Por vezes, somos demasiado intrusivos e irritamos os consumidores.»

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