Apple é campeã de product placement em filmes

apple-finalO prémio Brandcameo para maior número de inserções de produtos em filmes em 2010, promovido pelo site brandchannel, coube à Apple. Os produtos da empresa de Steve Jobs apareceram em 30% dos 33 filmes que atingiram a primeira posição das bilheteiras dos EUA em 2010, superando a exposição em cinema de qualquer outra marca durante esse ano. Em segundo lugar, num empate, surgem as marcas Nike, Chevrolet e Ford, cada uma delas a aparecer em 24% dos filmes que apresentaram melhores resultados. Em menos de 15% dos filmes número um de bilheteira surgiram as insígnias Sony, Dell, Land Rover e Glock.
iPods, iPads, computadores e outros produtos da Apple apareceram em 112 dos 334 filmes que atingiram o topo das bilheteiras nos EUA entre 2001 e 2010. Neste período a marca é superada pela Ford, cujos produtos estiveram presentes em 144 dos 334 filmes, registando ainda assim um avanço relativamente à Coca-Cola, em terceiro lugar, que surgiu em 96 de 334 filmes. De facto, os produtos apareceram em mais filmes de topo na última década que a McDonald’s e a Nike em conjunto (92 filmes). Tendo em conta que menos de 15% dos lares americanos que possuem computadores são utilizadores da marca Apple mas que, ainda assim, este resultado apresenta um crescimento de 9% face a 2008, os investimentos em product placement têm mostrado um retorno positivo.
O filme que registou a maior inserção de produtos da insígnia da maçã foi o “Iron Man 2” – 64 produtos foram identificados, de acordo com brandchannel. Ainda segundo este site, foram assinaladas 591 marcas ou produtos em 33 filmes que chegaram ao primeiro lugar dos mais vistos em 2010, uma média de 17,9 por filme.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...