Apple é a marca mais valiosa do mundo
Após quatro anos a liderar o ranking Top 100 BrandZ das marcas globais mais valiosas, compilado pela Millward Brown, a Google perdeu o seu lugar para a Apple. É sobretudo graças ao sucesso do tablet iPad e do smartphone que a empresa vê o seu valor de marca disparar 84% no último ano atingindo um valor estimado de 153 mil milhões de dólares (106,8 mil milhões de euros) – ou 859%, face a 2006, data em que o estudo BrandZ foi pela primeira vez publicado.
De referir que o ranking é dominado por empresas tecnológicas com seis dos dez lugares do top a serem ocupados pela Apple (1.º), Google (2.ª), IBM (3.ª), Microsoft (5.ª), AT&T (7.ª) e China Mobile (9.ª) – a excepção a esta tendência vai para empresas como McDonald’s (4.ª), Coca-Cola (6.ª), Marlboro (8.ª) e GE (10.ª).
Em simultâneo com o lançamento do estudo anual da Millward Brown, a JWT lançou o site http://www.brandtoys.com/, que dá vida, num formato visual, aos dados do estudo BrandZ, criando personificações de marca – que têm também em conta o buzz online gerado em torno dela. O site permite aos utilizadores terem acesso aos “BrandToys” de 3.000 marcas em 23 países e fazer comparações rápidas.