Apple consolida liderança no mercado dos tablets
No primeiro trimestre, o iPad da Apple voltou a ganhar terreno aos concorrentes, consolidando a liderança mundial da empresa da maçã neste segmento. Já a Samsung ultrapassou a Amazon e recuperou o segundo lugar.
Entre Janeiro e Março, foram vendidos 18,2 milhões de tablets, o que representa um aumento de 185% em relação ao período homólogo, mas uma diminuição de 33% em relação ao último trimestre de 2011, segundo dados ontem divulgados pela analista de mercado ABI Research.
No período em análise, a Apple vendeu 11,8 milhões de tablets, o que corresponde a uma quota de mercado de 65%. As vendas da empresa liderada por Tim Cook foram impulsionadas pelo lançamento do iPad de terceira geração – que bateu todos os recordes de venda da companhia – e pela redução de preços do seu antecessor, o iPad 2, salienta a consultora.
A sul-coreana Samsung vendeu 1,1 milhões de dispositivos, ou uma quota de mercado de 6%, ultrapassando a Amazon, que viu as vendas do seu tablet, o Kindle Fire, recuarem 80% nos primeiros três meses do ano.
A Apple e a Samsung «demonstraram ter capacidade para se manter na liderança, enquanto outros fabricantes de tablets aparecem e desaparecem como a maré», afirma Jeff Orr, analista da ABI, citado pela Exame brasileira.
Segundo a ABI Research, outros fabricantes, como a Dell, a Hewlett-Packard (HP) e a LG estão a aguardar pelo lançamento dos sistemas operativos Android 4.0, da Google, e Windows 8, da Microsoft, para renovar os seus portefólios.