Apple, Coca-Cola, Google, Nespresso e Facebook são as mais “cool”

mais-coolA Apple, a Coca-Cola, a Google, a Nespresso e o Facebook foram as primeiras cinco insígnias sugeridas, de forma espontânea, no Coolest & Gaps Branding Survey, um estudo da Allegro 234, empresa especializada em marketing estratégico e branding, que pretende determinar qual a experiência de marca mais “cool”, e qual e como é a diferença entre essas experiências e as que são prometidas pela marca da empresa onde se desenvolve o trabalho diário de cada um dos participantes. Às cinco marcas já referidas seguem-se, respectivamente, a Diesel, Virgin, Amazon, H&M, Heineken, Blackberry, GAP, LikedIn, Nike, Nintendo, Twitter, Levi’s, Vueling, Adidas e Desigual.

Algumas das conclusões que podem ser retiradas deste estudo passam pelo facto de a Apple ser o nome mais sugerido, de uma forma geral, por país e por sector económico onde os inquiridos desempenham as suas profissões. Entre as primeiras 20 marcas, cinco delas só têm presença online: Google, Facebook, Amazon, LinkedIn e Twitter. O luxo deixa de estar entre as insígnias mais “cool” e, dada esta designação, os consumidores esperam que sejam trabalhados temas de sustentabilidade e responsabilidade social. Os resultados permitem ainda concluir que é necessário reconhecer as experiências de marca como um tema da empresa que requer um maior pensamento estratégico.

De referir que foram obtidas mais de 4.200 respostas, provenientes de 28 países diferentes, sendo que 80% das respostas foram originárias de países como a Espanha, o Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, Brasil, Alemanha, Noruega, Argentina, Índia, Canadá, Itália e França.

Artigos relacionados