![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/06/apple-3.png)
App de conteúdos adultos para iPhone foi aprovada na Europa, contra a vontade da Apple
A Apple viu seu ecossistema de aplicações aumentar na Europa. O Hot Tub, primeira app para adultos nativa para iPhones, fez sucesso na União Europeia após as recentes mudanças regulatórias impostas pelo Digital Markets Act (DMA), mas não sem críticas, mesmo da gigante tecnológica.
Um porta-voz da empresa da Apple revelou preocupação com os possíveis riscos de segurança, principalmente para utilizadores mais jovens. “Estamos profundamente preocupados com os riscos que apps de pornografia hardcore desta natureza representam para os utilizadores na UE, especialmente crianças”, declarou.
A abertura na política da Apple pode indicar uma nova era para o mercado de aplicações para adultos, mas também acende debates sobre privacidade, segurança e os desafios da regulamentação digital.
A app, disponível na loja AltStore PAL, permite que os utilizadores acedam a conteúdo explícito sem a interferência de anúncios, rastreadores ou pop-ups comuns em sites adultos.
A mudança reflete a aplicação do DMA, que obriga gigantes da tecnologia a aceitarem mercados de apps alternativas. Tradicionalmente rígida quanto a conteúdos para adultos na App Store, a Apple vê-se agora diante de um novo cenário em que plataformas independentes podem distribuir apps sem serem proibidas.
Desenvolvido pelo conhecido jailbreaker c1d3r, o Hot Tub funciona como um mecanismo de procura com classificação X, sendo o primeiro do género a explorar este mercado. Para chegar ao iOS, a app teve de passar pelo processo de Notarização da Apple, um sistema de verificação que garante padrões mínimos de segurança e integridade. Após essa aprovação, o app foi oficialmente permitida para download na UE, tornando-se a primeira app para adultos a chegar aos iPhones através de um canal autorizado.