Apolónia Supermercados: «Já vai ser possível encomendar no site para qualquer parte do País»

Para celebrar o aproximar do Natal, o Apolónia apresentou uma selecção de cabazes de Natal temáticos que estão à disposição de particulares e de empresas. Com valores que variam entre os  19,95 e os 2.999,95 euros, o principal foco é que os produtos casem uns com os outros dentro da proposta escolhida.

Entre as opções há propostas vegans, bio, regionais, exclusivas com vinhos ou chocolates numa grande variedade de produtos locais e internacionais

O Apolónia oferece igualmente a possibilidade de personalizar cabazes para empresas, tornando a experiência de presentear colaboradores e parceiros de negócios mais especial. As empresas têm assim a possibilidade de escolher uma variedade de produtos, incluindo vinho, queijo, azeite, doces, bolachas, chocolates, charcutaria… entre muitos outros.

O lançamento da oferta de cabazes de Natal foi o mote para uma conversa com Ângela Sarmento, directora de Marketing e Comunicação do Apolónia, que contou à Marketeer como estão a ser assinalados os 40 anos da marca e os planos de expansão para outras geografias.

De que maneira estão a ser celebrados os 40 anos da marca Apolónia?

Os 40 anos são, sem dúvida, um marco na nossa história. O aniversário foi no dia 23 de Março e as celebrações começaram nesse mesmo dia. Porque o nosso sucesso não seria possível sem a equipa excepcional que temos, com elementos que estão connosco há quase 40 anos, a administração da empresa, composta pelo fundador o Sr. Avelino Apolónia e pelos seus dois filhos, Paulo Apolónia e Eduardo Apolónia, foram às três lojas – Almancil, Galé e Lagoa – e ao centro de distribuição e escritórios em Estoi, comemorar com os colaboradores e clientes. Foram momentos muito bonitos, onde se cantaram os parabéns, se comeu bolo e partilharam memórias destes 40 anos. Eu própria presenciei o momento em que uma cliente em Almancil abordou o Sr. Avelino para dar os parabéns pelo 40º aniversário e partilhar que começou a ir ao supermercado em pequenina com o avô dela e que se lembra do Sr. Avelino desde essa altura.

No dia de aniversário, costumamos ter sempre promoções especiais e uma oferta por cada compra. Este ano, por serem os 40 anos, decidimos celebrar a sério com os nossos clientes. No dia 23 de Março, oferecemos em todas as compras um saco reutilizável comemorativo dos 40 anos. Adicionalmente, oferecemos também uma garrafa de vinho e espumante Apolónia, consoante o valor de compras. A grande novidade foi que em vez de termos promoções só no dia de aniversário, este ano decidimos ter 40% de desconto em 40 produtos diferentes todas as semanas, ao longo de 40 dias.

Além disso, este ano apostámos ainda mais na comunicação das nossas campanhas e estamos a testar acções que não tínhamos feito até aqui. Fizemos uma produção fotográfica dedicada à campanha de Páscoa e outra ao Verão, de forma a mostrarmos como os nossos clientes podem viver estas épocas com a ajuda do Apolónia; inovámos no estilo editorial de todos os nossos catálogos, como o da Feira do Vinho, dos Cabazes de Natal e o das Sugestões de Natal; e, claro, continuámos a apostar em trazer produtos inovadores e de qualidade para os nossos clientes.

Agora no Natal estamos a apostar numa campanha com influenciadores, temos caixas de oferta personalizadas com o logo Apolónia, vamos ter novidades na loja online e vamos terminar o ano com uma Festa de Natal para os cerca de 400 colaboradores que temos e as respectivas famílias. É um ano especial, faz sentido fazer também uma festa especial.

Qual o segredo para uma marca que está implementada apenas numa região se manter viva e com sucesso num mercado altamente concorrencial como é o retalho alimentar?

Foco no cliente. É este o nosso segredo desde sempre. A satisfação do cliente é a nossa maior prioridade. É por isso que estamos constantemente à procura de trazer produtos novos, produtos inovadores e, sobretudo, de qualidade, que respondam às necessidades dos nossos clientes. Isso aplica-se também aos nossos serviços. Quantos supermercados conhecem que ensacam as compras dos clientes e que os ajudam a levar o carrinho de compras até ao carro? Ou que tiram as espinhas ao peixe? Ou que têm pessoal especializado para aconselhar o vinho perfeito para aquela ocasião especial? Mais do que “mimarmos” os nossos clientes, também os escutamos. Todas as sugestões, todas as reclamações, são levadas muito a sério e atendidas sempre que possível. Desde o início que temos o lema do Sr. Avelino que diz “Se não temos hoje, arranjamos amanhã!”, e a questão é que arranjamos mesmo. É isso que faz a diferença num sector que não pára de crescer. Porque somos únicos e oferecemos o que os outros não oferecem.

Qual a importância do mercado de não portugueses, residentes no Algarve, nas vendas dos Apolónia? Que tipo de produtos mais procuram?

Os residentes estrangeiros são de grande importância para nós, sobretudo porque sabem que é nos nossos supermercados que vão encontrar os produtos com os quais estão familiarizados. De forma geral, temos um bom equilíbrio entre clientes estrangeiros e portugueses, mas dependendo da época do ano esse rácio pode alterar-se.

Como referi, os estrangeiros vêm aos nossos supermercados em busca dos produtos a que estão habituados a consumir nos países de origem. Mesmo os que vêm de férias gostam de manter os hábitos, ainda que tanto os turistas, como residentes, sejam muito abertos a experimentar as iguarias portuguesas. É por isso que na nossa comunicação temos de ter o cuidado de falar para todos. Além de termos uma comunicação bilingue, tentamos que visualmente seja apelativa para portugueses e estrangeiros, usando produtos familiares para ambos.

Os Apolónia lançaram uma colecção de cabazes temáticos para este Natal. Quais os que estão a ser mais procurados pelos vossos clientes?

Neste momento, ainda é cedo para fazer uma avaliação, porque ainda não estamos na época de clientes particulares comprarem cabazes. Temos vendido muitos cabazes Algarve Flavours, mas acreditamos que seja para oferecer noutras ocasiões. Grande parte da procura, nesta fase, vem das empresas que já começam a planear os cabazes para oferecer a colaboradores, fornecedores e clientes e preferem os cabazes personalizados, feitos à medida do orçamento que têm disponível e da preferência de produtos.

A procura destes cabazes é oriunda mais de empresas ou de particulares?

Durante a pandemia a procura por parte das empresas foi muito superior. Como não era possível fazer jantares, nem festas de Natal, as empresas apostaram na oferta de cabazes e houve um boom nos pedidos. No ano passado já voltámos aos valores pré-pandemia. No entanto, este ano apostámos ainda mais na comunicação de cabazes para empresas, pois sabemos que há muita margem para crescer nesta área.

Quais as preocupações no desenho de cada uma destas propostas?

A nossa maior preocupação é garantir que temos uma oferta variada com produtos de qualidade. Sendo o nosso foco a satisfação do cliente, tentamos também ter cabazes que respondam a vários tipos de preferências, mas também de orçamentos. É por isso que temos cabazes que vão dos 19,95 aos 2999,95 euros. Depois, todos os cabazes são pensados para que sejam um bom presente. A selecção de produtos de cada cabaz é feita a pensar na harmonia que os diferentes produtos podem ter entre si, para que, por exemplo, onde há umas crackers, haja também uma compota ou um patê para complementar, ou onde há um vinho, haja um queijo para acompanhar. Tudo é pensado ao pormenor.

Estes cabazes são entregues em todo o País?

Temos vários cabazes que podem ser enviados para todo o País, mas esta ainda não é uma possibilidade para todos. Sendo o Apolónia, queremos que tudo chegue aos nossos clientes em perfeitas condições. Um cabaz construído numa cesta, com vários produtos lá dentro, embrulhado em papel transparente e com um lacinho bonito, sabemos que nunca vai chegar perfeito às mãos dos nossos clientes. Esses só estão disponíveis em loja ou para entrega no Algarve. Depois, temos opções de cabazes que seguem em caixas fechadas, porque já foram pensados dessa forma, e que podemos enviar para todo o País.

As entregas da loja online, ao longo do ano, já chegam a outras partes do País, para lá do Algarve?

Sim, já há muito tempo que enviamos para fora do Algarve. No entanto, até agora, o envio só era possível mediante encomenda via e-mail. Porém, esta é uma das grandes novidades, é que nas próximas semanas já vai ser possível encomendar no nosso site para qualquer parte do País. A única limitação é que só enviamos produtos que não necessitem de refrigeração. Estamos a trabalhar para que também o envio de produtos frescos seja possível. Afinal, somos o Apolónia, queremos garantir que os produtos frescos chegam aos nossos clientes com a mesma qualidade e frescura que os encontram nas nossas lojas e só o vamos fazer quando tivermos uma solução que satisfaça a nossa exigência nesse sentido.

Para quando está prevista a expansão para outras regiões do País com lojas físicas, nomeadamente Lisboa e Porto?

Sabemos que é algo que os nossos clientes querem, pois recebemos esse pedido com alguma frequência, e é também uma vontade nossa. No entanto, ainda não encontrámos a oportunidade certa para abrirmos fora do Algarve.

Que balanço faz deste primeiro ano como directora de Marketing & Comunicação da cadeia de supermercados Apolónia?

É um balanço bastante positivo. Quando vim para o Apolónia foi um risco mútuo. A administração sabia que eu não tinha experiência em retalho alimentar, arriscou, e eu também vinha com a responsabilidade de vir assumir um departamento de Marketing e Comunicação pela primeira vez. Acho que ao fim de um ano posso dizer que foi um risco calculado, mas que valeu a pena.

Passado um ano já me sinto mais confortável, pois não escondo que os primeiros meses foram bastante desafiantes, com a entrada num sector que eu desconhecia por completo e tão dinâmico como o retalho alimentar. Sobretudo, com o acréscimo de ser uma marca tão exigente como o Apolónia.

Trabalhar uma marca com um nível de prestígio tão elevado, mas também com uma administração que está sempre a puxar pelo nosso melhor, tem sido um crescimento muito saudável enquanto profissional da área.

Depois, tenho a sorte de ter uma equipa que todos os dias dá o seu melhor para que a nossa imagem continue a ser um exemplo, pois toda a nossa comunicação é criada internamente. Por vezes, tenho colegas de outras áreas que me perguntam com que agências criativas estou a trabalhar e tenho muito orgulho em dizer que é tudo feito pela minha equipa. Além disso, tenho colegas de outros departamentos que têm sido uma ajuda fundamental. Não só por já conhecerem muito bem a marca, a empresa, mas também o sector, têm-me ajudado muito a perceber as especificidades do negócio, o que é imprescindível para a criação de mensagens que vão ao encontro dos objectivos da empresa.

Texto de Maria João Lima

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