Apenas 1 em cada 5 relações entre directores de marketing e financeiros é colaborativa
Apenas 22% dos Chief Marketing Officers afirma que a sua relação com os Chief Financial Officers é verdadeiramente colaborativa, de acordo com um novo estudo do CMO Council e da KPGM. Os dados demonstram que 26% dos líderes de marketing inquiridos descreve a sua relação com o departamento financeiro como “indiferente”, enquanto 7% afirma mesmo ser hesitante.
A análise “Marketing & Finance: The innovation or falling behind?” olha para os impedimentos na cooperação entre o marketing e as finanças da empresa, mas também destaca os benefícios de uma colaboração eficaz. Os resultados deixam claro que uma abordagem relutante ou hesitante entre os dois departamentos pode ter efeitos inibidores na forma como uma marca responde de forma célere face a uma situação de disrupção.
«As boas notícias deste estudo é que sugere que mais de dois terços dos CFOs estão bastante dispostos a colaborar com os CMOs. Contudo, para que as discussões valham a pena é sugerido que a solução passa por estarem de acordo em relação às verdadeiras métricas de eficácia e eficiência do marketing», diz, citado pela Marketing Week, Chris Burggraeve, founder e CEO da Vicomte LLC.
Como tal, o estudo aconselha a que os líderes de marketing abordem os seus homólogos financeiros relativamente a investimentos tecnológicos que acrescentem valor tanto ao sector do marketing como financeiro, de forma a mostrar que o investimento no marketing providencia um efeito halo para o negócio no seu todo.
O relatório revela que 87% dos marketeers com uma relação colaborativa com as finanças está satisfeito com a sua capacidade de mediar a performance, enquanto apenas 57% destes profissionais diz o mesmo quando a relação é menos colaborativa.
Desta forma, 27% dos marketeers diz ser necessária uma maior cooperação no que toca a métricas e objectivos. Segue-se um melhor alinhamento de prioridades e incentivos (25%) e avaliação de risco (22%). Um em cada dez (11%) sugere que uma melhor organização de calendário seria mais útil.