APAV lembra que homens também são vítimas de violência doméstica
Quando se fala em violência doméstica, a tendência poderá ser pensar exclusivamente em mulheres. Mas a realidade é que também os homens podem ser vítimas deste tipo de abuso, tal como é sublinhado na campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) sob o mote “ Falar é sinal de força”.
Com criatividade da agência Pepper, a campanha tem como objectivo incluir também os homens na conversa – considerando que, de acordo com o relatório anual de 2020 da APAV, quatro homens por dia foram vítimas de violência doméstica, num total anual de 1.627 casos.
“Há esta ideia, este estereótipo, do que é uma conversa de homens. Os homens falam de futebol, de mulheres, de carros, mas não expõem os seus medos e a sua vulnerabilidade. Mas, na verdade, é preciso muita coragem e muita força para o fazer. E isso, sim, é coisa de homens e é isso que queremos evidenciar nesta campanha. Queremos mudar a conversa e dar a volta ao preconceito”, indica a Pepper, em comunicado.
A intenção é incentivar os homens a falarem sobre o tema e a reportarem casos de violência doméstica, assumindo que são vítimas quando é esse o caso – gesto que deverá ser visto como um sinal de força e não de fraqueza.
A campanha vai estar presente em televisão, com um filme produzido pela FastForward, imprensa, mupis e canais digitais, com peças com fotografia de André Carvalho.