Anúncios de supermercados são os mais recordados pelos portugueses
As marcas de distribuição são as que estão mais presentes na memória dos portugueses. O estudo Publivaga da Marktest mostra que, quando questionados sobre as marcas sobre as quais mais se recordam ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente, a maior fatia de consumidores aponta para hiper e supermercados.
O estudo, que analisa o universo de residentes em Portugal Continental com ideias compreendidas entre os 15 e os 74 anos, dá conta de um índice de recordação genérica de 29,7% relativamente a estas insígnias, no primeiro semestre deste ano.
Em segundo lugar, surgem as marcas de automóveis, com 10,7% de recordação. Seguem-se as categorias de electrónica (9,6%), telecomunicações (7,5%) e desporto (6,6%).
“Mas estes valores são bastante diversos se analisado o perfil dos inquiridos”, alerta a Marktest. “Embora a recordação à publicidade da distribuição ocupe a primeira posição nos vários segmentos da população, há algumas diferenças interessantes”, nomeadamente junto dos indivíduos mais velhos: a recordação das gerações mais velhas face à publicidade deste sector é 56% maior do que a média da população, de acordo com o estudo Publivaga.
Os homens, por seu turno, destacam-se por registarem um índice de recordação de publicidade a automóveis 43% acima da média, ao passo que os jovens apresentam uma recordação de publicidade de desporto que equivale ao dobro do valor médio.