Anúncio ao Clubhouse no Facebook? Cuidado, pode ser fraude
O interesse pelo Clubhouse não passou despercebido aos piratas informáticos. Segundo avança o TechCrunch, um conjunto de cibercriminosos apoderou-se de anúncios no Facebook, transformando-os em publicações relacionadas com o que seria uma suposta versão da aplicação Clubhouse para computador.
O objectivo seria infectar os dispositivos dos utilizadores com malware capaz de roubar dados pessoais, por exemplo. Ao clicar nos anúncios – que já não estão online – os internautas eram direccionados para um site falso com uma imagem que tentava garantir que existiria mesmo uma versão para PC do Clubhouse. Quem quisesse ter acesso a esta opção teria de fazer um dowload através do qual seria passado o vírus.
O TechCrunch indica ter sido alertado esta quarta-feira para o problema e que os websites falsos foram desactivados literalmente da noite para o dia. Alojados na Rússia, ficaram entretanto offline e o malware que já tivesse sido instalado por alguns utilizadores também deixou de funcionar.
A mesma publicação indica que pelo menos nove anúncios falsos foram publicados entre terça e quinta-feira desta semana e que as páginas que se faziam passar pelo Clubhouse tinham poucos “gostos”.