Angola aumenta em mais de 80% importação de vinhos do Alentejo

alentejoO mercado angolano registou um aumento de 82,5% nas compras de vinhos do Alentejo, de Janeiro a Outubro de 2011, comparativamente com igual período de 2010. Neste período de 2011 foram exportados para Angola 3,2 milhões de litros de vinho do Alentejo, revelou à agência Lusa Tiago Caravana, director de marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, citado pelo jornal Metro. Este volume de exportação faz daquele país «o maior importador de vinhos portugueses», adianta o mesmo responsável. De acordo com o director de marketing, a exportação de vinho do Alentejo para Angola tem tendência para crescer ainda mais, uma vez que a economia daquele país africano está a evoluir e que «existe uma parte da população que já consome, com frequência, vinhos de qualidade», garantiu Tiago Caravana. Também a China (juntamente com Macau e Hong Kong) aumentou o volume de importações deste vinho, em 44%, o Brasil em 14,9% e o Canadá em 10,2%.

No total, as exportações de Vinhos do Alentejo para os principais mercados fora da União Europeia aumentaram, naquele período, 34,5% face a 2010, refere a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Tiago Caravana explicou que Angola, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá são, actualmente, por esta ordem, os cinco principais mercados de destino dos vinhos do Alentejo. Na lista de mercados de exportação para fora da União Europeia seguem-se a Suíça, Rússia, Japão, Cabo Verde, Moçambique, Austrália, Suazilândia, Venezuela, Noruega e São Tomé e Príncipe.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...