Anda à caça dos descontos? A nova tendência são as mistery boxes
Num mundo onde há cada vez mais opções de compra – seja na forma seja no produto em concreto –, fazer compras “às cegas” está a emergir como uma tendência que desperta a curiosidade e emoção nos compradores. Trata-se do fenómeno das mistery boxes, ou caixas mistério, alavancado pelas redes sociais, que consiste em adquirir um conjunto de coisas que não sabe bem o que são.
Esta é uma opção à qual algumas empresas têm aderido, oferecendo aos clientes a possibilidade de aproveitar um maior desconto, já que é definido um valor para cada tipo de caixa, onde estão incluídas categorias de produtos como a alimentar, higiene ou limpeza.
Porém, nem tudo é positivo numa experiência destas, como seria de esperar. Está inerente o risco de decepção e de desperdício de dinheiro em produtos que não têm a utilidade desejada ou simplesmente não entusiasmam o suficiente.
Uma das marcas que já proporciona as mistery boxes aos seus utilizadores há algum tempo é a Too Good To Go. A marca dedicada a combater o desperdício alimentar tem Magic Boxes, que os utilizadores podem adquirir dos espaços aderentes por um preço reduzido, ajudando a evitar que esses alimentos vão para o lixo. Em 2022, foram salvas 1,1 milhões destas caixas em Portugal.