Amazon quer monitorizar o sono dos utilizadores da Alexa
A Amazon estará a desenvolver um equipamento que permite monitorizar o sono dos seus utilizadores e acompanhar, por exemplo, a evolução de quem sofre de apneia. De acordo com o Business Insider, o dispositivo conta com uma espécie de radar que detecta perturbações no sono e que pode ser colocado na mesa-de-cabeceira.
Do tamanho da palma da mão, o equipamento monitoriza a respiração e regista sempre que existe uma interrupção, disponibilizando depois essa informação ao utilizador. A novidade deverá ser integrada na assistente digital Alexa, aumentando o leque de funcionalidades desta plataforma assente em inteligência artificial.
Segundo o The Verge, a Amazon não é a primeira grande empresa a testar a utilização de um radar para monitorizar o sono. Em 2014, a Nintendo anunciou um dispositivo que tinha precisamente essa função, recorrendo para isso a ondas de rádio. Cerca de dois anos depois, contudo, a Nintendo revelou que não tinha a confiança necessária no equipamento que estava a construir e acabou por cancelar o projecto.
No caso da Amazon, a empresa ainda não confirmou o novo dispositivo, que o Business Insider indica ter como nome de código “Brahms”. Não seria, porém, uma aposta estranha para a Amazon, que tem vindo a explorar o sector da saúde: no ano passado, lançou um wearable que analisa a voz e o corpo do seu utilizador.