Amancio Ortega blinda o seu controlo na Inditex

Numa operação rodeada de sigilo em finais de 2012, Amancio Ortega passou 50,01% da Inditex, que controlava através da Gartler, para a Pontegadea Inversiones. Uma transacção que se traduziu numa valorização de 20.150 milhões de euros e que lhe permitirá, conforme revela hoje o jornal espanhol Cinco Dias, concentrar e simplificar toda a estrutura de controlo de investimentos através do seu braço de investimento imobiliário.

Ainda a 17 Dezembro Amancio Ortega e a mulher tinham avançado com um aumento de capital de 44 milhões de euros. Com isto, partiram para a criação da Pontegadea com 4,4 milhões de novas participações sociais de 10 euros nominal, que se juntaram às 10.000 que até agora eram controladas por Ortega e Flora Marcote (a mulher). Com este negócio, a Pontegadea passa a ter o controlo da totalidade dos investimentos imobiliários de Ortega, bem como de 50,01% do capital da Inditex.

E para dissipar quaisquer dúvidas que, a partir de agora, pudessem surgir no mercado relativas à estabilidade futura dos accionistas da Inditex e do controlo efectivo de Amancio Ortega e da sua família, a operação estabelece que as novas participações sociais da Pontegadea Inversiones terão direitos reforçados de voto.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...