Allianz: Aliança de sucesso para os jogos Olímpicos e Paralímpicos

Portugal é um dos países com maior prevalência de problemas de saúde mental. A conclusão é de um estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que indica que este tipo de transtorno afectou cerca de 22% da população portuguesa em 2019, comparativamente à média da União Europeia – que se fixou em 16,7%. A ansiedade afecta 9% da população, seguida da depressão (6%) e do consumo de álcool e drogas (4%). Para fazer face a esta realidade, o desporto é um dos melhores aliados da saúde mental.

Com uma ligação que dura há seis anos, a Allianz Portugal voltou a ser a seguradora oficial do Movimento Olímpico e Paralímpico de 2024, nos Jogos realizados em Paris. «A motivação por trás desta parceria baseia-se em vários factores», começa por dizer José Francisco Neves, membro do Comité Executivo e CMO da Allianz Portugal, acerca desta parceria estratégica.

«Em primeiro lugar, acreditamos na força que ocorre da associação ao desporto, que é um campo que promove valores como a excelência, a inclusão e a perseverança. Depois, a ligação entre a Allianz, uma marca reconhecida mundialmente, e o Movimento Olímpico e Paralímpico reflecte a simbiose de duas marcas muito fortes, que partilham um compromisso comum com estes valores», explica.

O responsável também destaca o historial da Allianz nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. «Temos um longo histórico de apoio a atletas e eventos desportivos. Esta experiência permite- -nos contribuir para o sucesso dos Jogos, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos», reforça.

VALORES E OBJECTIVOS

A Allianz Portugal olha para a sua presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos como uma forma de aumentar a visibilidade da marca e de explorar novas oportunidades de negócio. «Este investimento tem impacto directo em três diferentes vertentes: marca, negócio e pessoas», destaca José Francisco Neves, em relação aos principais objectivos da empresa com este evento de dimensão mundial.

O membro do Comité Executivo refere que, em primeiro lugar, a Allianz procura «aumentar a visibilidade e notoriedade a nível global» através desta parceria. Depois, acrescenta que a Allianz é uma das 14 marcas no mundo autorizadas a utilizar o logótipo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o que oferece à empresa «uma plataforma única para chegar a um público mais vasto e diversificado».

Sobre os objectivos de negócio, a participação da Allianz nos Jogos Olímpicos «é uma excelente oportunidade para impulsionar a empresa». Nesse sentido, o envolvimento com o Movimento Olímpico e Paralímpico permite à Allianz «mostrar a qualidade e a inovação dos seus produtos e serviços», além de fortalecer as relações com os clientes e os parceiros globais.

Além disso, o responsável sublinha o alinhamento das acções da Allianz com a missão e os valores da empresa, afirmando que estes «reforçam o compromisso com a excelência, a amizade e o respeito». Na perspectiva da marca, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são reconhecidos como o evento mais diverso do mundo e a heterogeneidade presente neste evento é um reflexo directo dos valores de diversidade e inclusão.

Segundo José Francisco Neves, a performance dos atletas olímpicos também inspira a Allianz a «perseguir a excelência» e a tentar garantir um serviço diferenciador e de maior qualidade. «Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, moldamos o futuro do desporto ao apoiar os atletas e promover um ambiente de competição saudável e justa. Cuidamos dos nossos clientes, oferecendo- lhes segurança. E entregamos resultados, assegurando que a nossa presença não só reforça a nossa marca como também contribui positivamente para a sociedade», destaca.

Para estes Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Allianz Portugal lançou uma campanha de marketing de grande impacto, com o propósito de destacar a marca e apoiar atletas portugueses. «Foi com muito orgulho que lançámos a Campanha da Allianz, a nível nacional, no início deste ano. Sendo 2024 um ano de Jogos de Verão, foi inevitável esta associação aos Movimentos Olímpico e Paralímpico», justifica.

A Allianz associou-se a três atletas portugueses, Fernando Pimenta, Teresa Bonvalot e Lenine Cunha, escolhidos por reflectirem os valores da marca. Toda a campanha da Allianz está focada na preparação destes atletas para os Jogos Olímpicos. «A escolha dos atletas portugueses que apoiamos é uma extensão natural dos valores e da missão da Allianz para promover o desporto e a diversidade», realça. O profissional sublinha, ainda, o longo vínculo de apoio a Lenine Cunha, a coincidência do encontro com Fernando Pimenta e a tradição de apoio ao surf, representado por Teresa Bonvalot.

Já sobre a forma como avaliam o sucesso das campanhas, a Allianz foca-se no engagement das redes sociais e no crescimento da comunidade online. José Francisco Neves esclarece que «os dados monitorizados permitem compreender o nível de envolvimento e o interesse que o conteúdo da marca gera entre os seguidores». A campanha também ajudou a contribuir para a notoriedade e o reconhecimento positivo da marca, evidenciando o compromisso da Allianz com o desporto e o bem- -estar dos seus colaboradores. «Temos observado um aumento significativo no reconhecimento e na percepção positiva da Allianz junto do público», enaltece.

No campo do negócio, a Allianz afirma que tem consolidado a sua marca com uma oferta sólida e diferenciada no que respeita ao desporto em Portugal. A nível interno, o profissional garante que são realizados inquéritos de satisfação aos colaboradores e que o feedback recolhido tem sido muito positivo.

FUTURO, IMPACTO E PARCERIAS

Relativamente à importância de possuir parceiros estratégicos de longa data, o membro do Comité Executivo e CMO da Allianz Portugal realça a necessidade destas parcerias para a estratégia global da empresa: «Ao longo dos anos, estas parcerias permitem-nos criar campanhas e iniciativas que não só promovem o desporto e os atletas, como também reforçam a nossa imagem como uma marca que apoia causas importantes e se preocupa com a sociedade. Além disso, ajudam a fomentar uma identificação mais profunda com a marca», salienta.

É através deste tipo de parceria que a empresa tem a oportunidade de alinhar os seus objectivos com um dos eventos desportivos mais prestigiados do mundo, o que reforça a confiança e a reputação da marca. «Os consumidores e as comunidades começam a ver a Allianz como um parceiro comprometido e consistente, que está presente nas grandes conquistas e desafios dos atletas olímpicos e paralímpicos. Esta ligação emocional é crucial para criar uma afinidade duradoura com a marca, indo além dos produtos e serviços que oferecemos», acrescenta.

Exemplo disso foi o reconhecimento da Allianz como a marca n.º 1 no sector de seguros, segundo o ranking da Interbrand. «A Allianz é uma das marcas com maior longevidade no ranking anual da Interbrand Best Global Brands e com um crescimento célere nos últimos anos», complementa o membro do Comité Executivo e CMO da Allianz Portugal.

Ainda dentro da estratégia da Allianz para os Jogos Olímpicos, o MoveNow é descrito por José Francisco Neves como um programa para «inspirar as novas gerações a praticar desporto e a adoptarem um estilo de vida saudável». Este programa não se limita apenas ao incentivo da prática desportiva, visando também criar um impacto duradouro na vida das pessoas, especialmente nos mais jovens. «Os Jogos Olímpicos são uma celebração da excelência desportiva e do espírito humano e, através do MoveNow, queremos inspirar as novas gerações a seguir o exemplo dos atletas olímpicos, adoptando a disciplina, a determinação e a paixão pelo desporto», explica.

Além de apoiar atletas de alto nível, a Allianz mantém-se activa em outras áreas do desporto nacional, como o desporto- -rei em Portugal: «No âmbito do futebol, a Allianz tem um papel activo através da Allianz Cup, uma competição que não só promove o futebol português, como também incentiva a participação das comunidades locais onde se realiza a Final Four desta competição.» Através deste patrocínio, a empresa procura «criar oportunidades para que mais pessoas se envolvam no desporto e na sociedade».

No mundo do surf, a Allianz apoia a Liga MEO Surf e criou o troféu Allianz Triple Crown, «o primeiro a igualar o prémio entre o vencedor masculino e feminino». Sobre esta iniciativa, José Francisco Neves afirma que ajuda a «promover o surf como um desporto acessível e emocionante e também sensibiliza para a importância da preservação dos oceanos e praias». Por último, e com os olhos postos no futuro, o responsável conclui que a marca «vai continuar a apoiar o desporto em Portugal», sublinhando o compromisso da empresa para estimular a prática desportiva da população em geral.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Jogos Olímpicos Paris 2024”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.

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