All-Stars portugueses regressam de Nova Iorque com menções honrosas

Desde 2003 que a Portfolio Night coloca à prova os portefólios de jovens criativos de vários pontos do planeta, tendo passado já por 70 cidades de 45 países, incluindo Portugal. Todos os anos, os jurados que participam nas várias edições escolhem um grupo de talentos que acreditam que têm o que é preciso para responder a um desafio de uma grande marca.

Num mundo pré-pandemia, os jovens – apelidados de All-Stars – viajam até Nova Iorque para trabalhar em conjunto mas, em tempo de pandemia, a participação faz-se à distância. A edição deste ano da Portfolio Night contou com 18 All-Stars de sete países e Portugal não ficou de fora.

A designer gráfica Catarina Marques e o director de arte Sávio Hatherly foram os criativos escolhidos para representar Portugal nesta iniciativa. Ambos tiveram de desenvolver um projecto para a cadeia de supermercados Walmart, em resposta a um briefing lançado pela FCB – agência que este ano organizou o desafio.

Os participantes trabalharam em grupos de duas a quatro pessoas de diferentes países, apresentando depois o resultado através de uma apresentação perante o júri, que elegeu o melhor projecto. O grupo de Catarina Marques recebeu Menção Honrosa Ouro e o de Sávio Hatherly Menção Honrosa Prata.

«Uma equipa separada por três países e três fusos horários, a responder a um briefing de um gigante, o Walmart, numa semana», resume Catarina Marques, revelando que o mote do trabalho era como é que o Walmart pode transmitir à Geração Z que é uma empresa sustentável.

«Foi um desafio com um resultado gratificante e feedback enriquecedor, tanto do cliente, como da FCB. Faltou a emoção de vivê-lo ao vivo em Nova Iorque, mas as aprendizagens, networking e espírito de equipa estiveram presentes. Um enorme obrigada à FCB North America, ao The One Club for Creativity e ao Clube de Criativos pela oportunidade e confiança», acrescenta a designer.

Já Sávio Hatherly sublinha como o formato online também permitiu uma óptima experiência. «O meu grupo tinha criativos da Malásia, Egipto e Detroit e penso que essa troca é que faz as coisas serem ainda mais interessantes, além de responder a um briefing de um gigante como Walmart e ter ainda o CCO e outros líderes da FCB Chicago a analisar as suas ideias. É gratificante ‘voltar de NY’ com uma Prata, representando um país que já me ofereceu tanto como Portugal», comenta o director de arte.

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