Alerta vermelho: seguros de saúde em quebra

2 milhões e 908 mil. É este o número de portugueses que possuem ou beneficiam de seguro de saúde, segundo dados do estudo Basef Seguros da Marktest para o acumulado do ano 2023. Trata-se de um valor que corresponde a 32,3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

Este valor compara com os 3 milhões e 148 mil (correspondendo a 35% do universo) registados no ano completo de 2022. Na verdade, os valores de 2023 são os mais baixos desde 2019, quando a posse deste seguro se situava nos 30,7%.

A Marktest salienta que na última década, segundo os seus dados, este seguro revelou das mais altas taxas de crescimento no nosso mercado. Porém os dados de 2023 põe a nu um claro travão neste crescimento. Mesmo assim, o valor agora observado está 48% acima do verificado em 2013.

Quando analisados os detentores destes seguros, a Marktest conclui que é ao nível da classe social que mais diferenças se encontra com a penetração junto dos indivíduos das classes mais altas a ser duas vezes superior à dos indivíduos das classes mais baixas.

Artigos relacionados