Alerta burla: telefonema do gerente de conta, de um número que é igual ao do banco

Chamam-lhe “o falso gerente de conta” e é a mais recente forma de phishing. Consiste em receber uma chamada telefónica, uma mensagem SMS ou um e-mail do suposto gerente do seu banco, especialmente quando está de férias, pedindo-lhe os seus dados porque, segundo o que lhe diz, “houve uma emergência com a sua conta”.

Falam-lhe em tom de urgência, para que reaja rapidamente e caia na armadilha de lhe dar todas as informações que lhe pedem. Um dos motivos mais frequentemente invocados é o facto de terem detectado um débito suspeito na sua conta. Pedir-lhe-ão informações confidenciais, como a palavra-passe, os dados bancários e todos os dados possíveis “para poderem resolver o problema.”

Por vezes, conseguem ligar-lhe do mesmo número de telefone que o banco, o que dá credibilidade a tudo o que lhe dizem. Fazem-no através de técnicas de pirataria informática ou talvez até de um número igual ao do banco, mas com algum código antes ou depois.

Em todo o caso, os bancos têm detectado um aumento deste tipo de burlas e algumas instituições estão a informar os seus clientes e a alertá-los para o facto.

É provável que tenha recebido recentemente um e-mail ou SMS a recordar-lhe que o banco “nunca pedirá informações como palavras-passe ou códigos secretos através de canais não seguros, como chamadas telefónicas, e-mails ou mensagens de texto”.

Provavelmente, apagou-a porque pensou que era apenas mais um aviso e que já o sabia. Pois bem, é melhor ler com calma, recomendam estas entidades, e tomar boa nota dos novos modus operandi dos criminosos para o defraudar.

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