Aldi: «A origem dos produtos tem vindo a ganhar cada vez mais expressão no cabaz»

A opção por alternativas alimentares vegetarianas ou veganas parece representar uma tendência que está a chegar a cada vez mais portugueses – visível, por exemplo, através da adesão ao desafio Veganuary – e a comprová-lo está o aumento da venda de frutas e legumes em território nacional no ano passado.

De acordo com dados partilhados pelo Aldi com a Marketeer, entre 2019 e 2021, houve um aumento de ocasiões de compra na categoria “Vegetais” em 7,2 milhões. «De forma a dar uma resposta a esta necessidade, temos reforçado a nossa oferta de frutas e legumes frescos, na sua maioria de origem nacional, de forma a acompanhar a sazonalidade dos produtos, bem como a crescente procura por parte dos nossos clientes», explica Daniel da Silva, managing director de Category Management do Aldi.

O responsável adianta ainda que a origem «tem vindo a ganhar, progressivamente, cada vez mais expressão no cabaz de compra». Os consumidores preocupam-se hoje em «ler os rótulos e interpretá-los, querem artigos que respeitem tanto o bem-estar animal, como o equilíbrio dos solos, da água e do ar, que promovam o regresso a uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente».

Comprometidos em continuar a investir nesta área, o Aldi oferece neste momento 130 referências alimentares e não alimentares de marca própria rotuladas como vegetarianas ou vegan – produtos alternativos a lácteos, azeites, bolachas, biscoitos, chás, cafés, hambúrgueres e almôndegas na vertente alimentar; desodorizantes, cremes hidratantes, sabonetes, pasta de dentes, água micelar e champôs na categoria não alimentar.

«É através destes artigos, combinados com outros que vamos tendo nas nossas semanas temáticas, que conseguimos responder às diferentes necessidades dos nossos consumidores. No entanto, estas ofertas limitadas também nos dão a oportunidade de perceber quais os produtos que têm maior ou menor procura e quais é que serão as próximas tendências e necessidades dos consumidores e isso permite-nos continuar a surpreender os nossos clientes», salienta o managing director à Marketeer.

O Aldi assume-se como uma marca «diferenciadora», preparada para «ouvir e perceber as necessidades dos consumidores», assim como antecipá-las. «A aposta em produtos vegan e vegetarianos sempre fez parte do nosso conceito. No entanto, e atendendo ao aumento da procura, esta acabou por se intensificar. Por este motivo, e ao reconhecermos esta ‘expansão’, também reforçámos a oferta destes artigos no nosso sortido como forma de dar resposta a esta mudança de mentalidade», partilha Daniel da Silva.

Texto de Beatriz Caetano

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