Airbnb sextuplica gastos em marketing

O orçamento da Airbnb destinado a actividades de marketing está a esticar. Dados reportados pela própria empresa dão conta de um aumento de seis vezes no valor gasto em serviços de marca, comunicação e marketing: 208,9 milhões de dólares no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 533% face ao mesmo período de 2020.

No entanto, o WARC alerta que o cenário não é tão positivo quando analisado por outra perspectiva. Os gastos em marketing correspondem apenas a 15,6% da receita, o que compara com os 25,9% registados no primeiro trimestre do ano passado – quando a pandemia do novo coronavírus começava a dar os primeiros passos.

A receita, por seu turno, mostra sinais de rápido crescimento, tendo acelerado 299% no segundo trimestre deste ano, coincidindo com o regresso das viagens e das deslocações pós-confinamentos. A receita da Airbnb superou mesmo os mil milhões de dólares neste período.

Quanto ao rácio entre gastos em marketing e receita obtida, a Airbnb já deu a entender que a tendência de agora será para continuar. A plataforma está a apostar cada vez mais numa abordagem “full-funnel”, ou seja, que tenta captar novos clientes em diferentes franjas da população e através de diferentes canais, em vez de se focar num só público-alvo, por exemplo.

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