AICEP alavanca presença de fornecedores portugueses na Mercadona

A AICEP, no âmbito da sua iniciativa “Redes de Fornecedores”, está a desenvolver uma campanha, em parceria com a Mercadona, que tem como objectivo alargar a base de fornecedores portugueses da líder retalhista em Espanha e alavancar a exportação de marcas e produtos nacionais.

Através desta iniciativa, empresas portuguesas dos sectores agroalimentar e casa poderão candidatar-se a potenciais fornecedores da marca.

O objectivo, segundo a AICEP, “é aumentar o número de empresas e produtos portugueses que integram a cadeia de fornecimento do retalhista em Portugal e Espanha, e promover o estabelecimento de vínculos estáveis e sustentáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais”.

No contexto desta parceria, a AICEP facilitou à Mercadona a informação de diversas empresas com um grande portefólio de produtos nas diversas áreas.

«Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente», sublinha o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

De referir que a retalhista espanhola abriu as 10 primeiras lojas em Portugal em 2019 e continua em expansão pelo País, que conta já com 24 das suas 1.641 lojas e emprega mais de 1.700 colaboradores.

Desde 2016, ano em que anunciou o seu projecto de expansão em Portugal, que a empresa aumentou em 400% as compras a fornecedores nacionais, passando de 52 milhões de euros para 208 milhões de euros em 2020, comprando actualmente a mais de 300 fornecedores portugueses.

A acção da AICEP vem, por isso, aliar-se ao compromisso da empresa de privilegiar grandes e pequenos fornecedores locais, reconhecendo a qualidade dos produtos portugueses.

Artigos relacionados