Águas do Tejo Atlântico: O caminho da inovação no sector da água
Mais do que nunca, o nosso planeta exige uma gestão sustentável e um ponto de viragem para o paradigma da economia circular e uma acção globalmente empenhada em fomentar soluções neutras em carbono e eficazes no combate aos efeitos climáticos extremos.
O mundo onde todos vivemos exige novas abordagens, e a inovação é um caminho fundamental para materializar o novo paradigma de acção.
A inovação não é uma possibilidade… é uma necessidade para fazer mais e melhor, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável. A inovação deve desempenhar um papel central na preservação do capital natural e num novo ponto de equilíbrio circular no bem-estar socioeconómico das pessoas e da biodiversidade.
A inovação desempenha um papel diferenciador para enfrentar, de modo mais eficiente e sustentável, a forma como “obtemos” e, principalmente, como “usamos” a água, conferindo às comunidades o uso (para fins não potáveis) de fontes alternativas deste bem escasso e essencial.
Soluções inovadoras, do ponto de vista técnico e operacional, serão factores diferenciadores na forma como gerimos o ciclo da água, induzindo novas tendências de reaproveitamento de recursos, moldando o sector da água e transformando a maneira como consumimos este bem.
Na Águas do Tejo Atlântico há grandes desafios de inovação. A forma como o sistema multimunicipal é gerido depende hoje das capacidades de integrar tecnologias mais eficientes na produção operacional, como a utilização de equipamentos mais “inteligentes”, o recurso à monitorização e a utilização de sistemas de sensores para conhecimento e para que sejam tomadas decisões em tempo real.
As águas residuais desempenham hoje um papel ainda mais importante na sustentabilidade do ciclo urbano da água. Em Portugal, mais concretamente na Águas do Tejo Atlântico, mais do que tratar, estamos a transformar as nossas estações de tratamento de águas residuais em Fábricas de Água de recuperação de recursos, tendo como principal foco a água reutilizada, mas não só.
A inovação tecnológica e operacional no sector tem permitido optimizar a qualidade do tratamento de águas residuais, nomeadamente a sua fiabilidade, abrindo caminho para a reutilização, quer em espaços verdes urbanos, quer em usos agrícolas, com a utilização de técnicas de rega inteligente, através de sensores ou usos industriais.
Nesta estratégia a inovação é um facilitador transversal. As parcerias científicas e empreendedoras têm conferido segurança, mas também a partilha de conhecimento de soluções baseadas na investigação e testadas em operação, factor fundamental para o crescimento da comunidade em direcção a um futuro sustentável.
A indústria de águas residuais deve potenciar a integração de investigadores de diferentes áreas e parceiros tecnológicos nas equipas de inovação, de forma a permitir ao território ter novas oportunidades com impacto zero.
A gestão eficiente da energia numa grande empresa responsável por um sistema de saneamento passa pela utilização de novas tecnologias e soluções de gestão mais inovadoras, promovendo a eficiência. É neste quadro de aposta na inovação que a Águas do Tejo Atlântico organiza anualmente o “Caminho da Inovação” Expo & Networking, na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, evento de partilha de conhecimento sobre o sector da água e uma oportunidade para conhecer alguns case studies inovadores dedicados à gestão da água.
Dos programas deste encontro destacam-se temas dedicados naturalmente à inovação, à economia circular, aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como à reutilização da água+ (água reciclada), que continua a ser um tema central, tendo em conta as alterações climáticas e os episódios de seca extrema.
Todas as edições contam com sessões de networking, e a atribuição dos prémios aos vencedores do “Desafio da Inovação”, projecto lançado pela Águas do Tejo Atlântico.
Este ano “O Caminho da Inovação” realiza-se no próximo dia 10 de Outubro, na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, e é aberto a todos os que se interessam por este tema. Basta ir ao site e inscrever-se.
Neste contexto é também imperioso comunicar de forma inovadora e criativa.
Com referido, a inovação é transversal à actividade da empresa e não podia ser de outra forma também em todos os momentos de comunicação.
O objectivo das campanhas de comunicação é envolver os destinatários e angariar adeptos, no caso da Águas do Tejo Atlântico. No fundo, mexer com a sociedade para comportamentos mais sustentáveis e boas práticas ambientais.
Existem muitos conteúdos disponíveis com informação sobre bons comportamentos ambientais. O que tentamos desenvolver na Águas do Tejo Atlântico são acções mais disruptivas, apostando na inovação, na forma como comunicamos e tocando emocionalmente as pessoas. Um bom exemplo desta estratégia de comunicação inovadora é o lançamento da premiada Cerveja Vira, produzida com água+ com origem nas nossas Fábricas de Água (ETAR) e que tem como objectivo promover a reutilização de água tratada para fins não potáveis, poupando a água potável para consumo humano.
Na Águas do Tejo Atlântico contamos com todas as comunidades para levar a bom porto este trabalho conjunto de elevar a água ao seu valor natural, intrínseco e essencial para todas as pessoas, actividades e todas as valências da vida no nosso planeta.
Se alguém quiser inovar connosco tem as portas abertas das nossas Fábricas de Água! Para já, esperamos-vos dia 10 de Outubro na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Águas e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.