Água com sabor a Portugal
No actual contexto económico global, o sucesso das empresas portuguesas assume um papel fundamental no desenvolvimento económico e social do País. Conhecer bem a realidade, as necessidades, as expectativas dos consumidores e ter uma capacidade de adaptação rápida às mudanças do mercado são factores cruciais para o bom desempenho empresarial. A expansão internacional é também uma oportunidade de crescimento essencial para o made in Portugal.
A Água Monchique é hoje um exemplo de marca portuguesa que alcançou um enorme sucesso no mercado das águas minerais naturais. A sua grande notoriedade e crescimento têm sido suportados numa gestão criteriosa e numa visão clara de futuro, que permitiu que passasse de pequena para média empresa e que, por diversas vezes, alcançasse o estatuto de PME Líder. Actualmente, é também uma PME Excelência.
Já vai longo o caminho percorrido por esta empresa cujo segredo do sucesso está na conjugação de um produto único com a ambição e o sonho de ser uma referência mundial. Hoje, afirma- se, dentro e fora de Portugal, pela inovação e pioneirismo, assumindo e implementando as políticas sociais e ambientais indispensáveis a uma empresa com a sua dimensão, responsabilidade e posicionamento.
O seu bom desempenho é relevante para a economia portuguesa não só pelo impacto directo na criação de emprego, já que é o maior empregador privado de Monchique e um dos maiores da região, mas também pela promoção e valorização dos recursos naturais, com uma forte componente de responsabilidade social e ambiental.
A história de sucesso da Água Monchique reforça a importância de valorizar e apoiar o made in Portugal.
FACTORES CRÍTICOS DO SUCESSO ALCALINO
A água milenar, que se distingue pelo seu pH único (9,5), e pela tampa de cor grená, diferencia-se, hoje também, pela inovação, pela sustentabilidade social e ambiental e pela tecnologia colocada à disposição dos consumidores.
Consciente das preocupações ambientais a nível mundial, a marca tem vindo a ajustar a sua actuação a esta realidade e a implementar uma verdadeira economia circular. O lançamento no mercado da primeira garrafa produzida na íntegra com PET 100% reciclado, a Monchique Sport 100% ECO, ou a inovadora embalagem familiar de 10 L – o Ecopack Monchique, produzida utilizando menos 63% de PET, quando comparado com a quantidade de PET necessário para produzir dois garrafões de 5 L, são alguns dos bons exemplos que foram contemplados com o galardão “Produto do Ano – Inovação Premiada por Consumidores” em 2022, renovando a distinção já alcançada em 2021.
A marca e o seu packaging têm sido amplamente reconhecidos por peritos, sommeliers e consumidores, quer no prestigiado concurso “Monde Selection de La Qualité 2022”, onde a Água Monchique arrebatou um Grande Ouro e Dois Ouro, quer no International Taste Institute, uma referência mundial na avaliação e promoção de alimentos e bebidas, onde três estrelas douradas permitiram alcançar a categoria de “Superior Taste Award”.
A redução do consumo de PET em toda a sua cadeia de produção é uma preocupação constante, da qual é exemplo a incorporação, em 2020, de 30% de PET reciclado nas garrafas da Água Monchique, antecipando em 10 anos os objectivos europeus delineados para 2030, a eliminação do consumo do retráctil ou a redução em 16% do peso da embalagem do garrafão de cinco litros.
A reintrodução no mercado da tara de vidro com 30% de vidro reciclado é outra das contribuições sustentáveis que a empresa tem vindo a desenvolver e a implementar. Foi com este propósito que a Água Monchique se associou à Fundação Mirpuri e à Interface Fibrenamics da Universidade do Minho, para o desenvolvimento da “The Good Bottle”, uma embalagem inovadora, 100% biodegradável e biocompostável. Um marco histórico em prol da sustentabilidade, com o objectivo de preservar a vida e os ecossistemas e, ao que tudo indica, irá para o mercado ainda no decorrer de 2023.
A sua unidade produtiva foi também distinguida com o certificado de Energia Verde, que atesta que a energia consumida provém, em exclusivo, de fontes renováveis. Segundo Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, «a transição para energia verde assume-se como um marco fundamental na história e no percurso de uma empresa que está, desde há vários anos, comprometida com valores de sustentabilidade efectivos e reais. Como organização ambientalmente responsável, a obtenção deste certificado é um enorme orgulho para a família Monchique». Destaca-se ainda a capacidade de geração de energia solar para autoconsumo de mais de 1 Mw/dia e que permitirá evitar a emissão de 200 toneladas de CO2 para a atmosfera.
Ainda em 2023 será apresentado «o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, onde demonstraremos as nossas diferentes acções e metas a atingir em termos de sustentabilidade. De realçar que somos a primeira marca de água em Portugal a apresentar este documento», refere ainda o responsável.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
A inovação está no ADN da Sociedade da Água de Monchique, que desde 2020 disponibiliza a app myMonchique para proporcionar aos utilizadores um ambicioso plano de funcionalidades, associadas a um estilo de vida mais saudável e sustentável.
No decorrer de 2023 será lançado ainda um dispensador de água inteligente powered by Água Monchique, o Nommo Smart Water Pump, com controlo total do fluxo e que fomenta novos hábitos de consumo. Um aparelho de alta qualidade, direccionado para o grande público, totalmente revolucionário e que permite um novo nível de conveniência através da criação de um inovador ecossistema de encomendas e de entregas rápidas.
AS PESSOAS COMO INSPIRAÇÃO
Numa altura em que a desertificação das zonas interiores é uma realidade e uma preocupação, esta é uma indústria que contribui para a fixação das populações em regiões mais penalizadas. Localizada no interior algarvio, a Água Monchique é, neste momento, o maior empregador privado da região.
Dos 90 colaboradores, cerca de 90%, obedecendo a um dos critérios principais utilizados pela empresa na selecção de candidatos, são oriundos de Monchique ou dos concelhos vizinhos. Esta prorrogativa é encarada como um desígnio, uma forma de contribuir para a dinamização e sustentabilidade local.
O bem-estar e justa retribuição sempre foi uma preocupação da administração da empresa que, ao longo dos anos, tem implementado um conjunto de benefícios que permitiu criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, tal como destaca Vítor Hugo Gonçalves: «Entregamos ao mercado um produto singular e, como tal, temos consciência de que as nossas acções influenciam a vida de quem connosco trabalha directa e indirectamente. Acreditamos que a felicidade é um hábito, é um insight job, como tal, procuramos promover um ambiente no qual as pessoas possam crescer e desenvolver as suas competências e adquirir novas. Procuramos ir mais longe, ajudando na evolução pessoal de cada uma das pessoas impactada pela nossa empresa. » A marca tem também estado atenta às necessidades da comunidade, sendo frequente a sua participação em inúmeras iniciativas de cariz cultural, desportivo e social, bem como na prestação de apoio às populações e entidades de Monchique.
DIVERSIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE NEGÓCIO
O ano de 2023 fica marcado pela entrada da Água Monchique no mercado da dermocosmética com o lançamento do primeiro spray água termal alcalina portuguesa. Uma nova área de negócio, cuja aposta é estratégica para o seu plano de expansão. «O Spray Água Termal Alcalina Monchique é mais um marco no percurso da empresa e da marca, num segmento que está intrinsecamente ligado ao core e à filosofia da Água Monchique – a saúde e o bem-estar», reforça Vítor Hugo Gonçalves.
O Spray Água Termal Alcalina Monchique distingue-se pelas características únicas da sua água com o pH (9,5), pela utilização da tecnologia “bag on valve”, que permite uma pulverização de spray contínuo, com aproveitamento até à última gota (99,9%), e que pode ser usado em qualquer posição.
Mas este caminho de sucesso e ambição de fazer cada vez mais e melhor não termina aqui, «o futuro continua a ser alcalino, social e ambientalmente responsável, disruptivo e muito focado em acrescentar valor a Portugal e ao mundo. Quando se escolhe consumir Monchique, escolhe-se mais do que uma água», conclui o responsável.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.