Agência funerária vai plantar uma árvore por cada funeral que realiza
Até ao final do ano, a Servilusa espera ter plantado quatro mil árvores. A agência funerária portuguesa juntou-se à Tree-Nation, ONG dedicada ao reflorestação, para dar vida ao projecto In Arboriam, a partir do qual se compromete e plantar uma árvore por cada funeral realizado.
O projecto arrancou este mês e, até ao dia de hoje, já foram plantadas 2.065 árvores, gerando com isso mais de 82 toneladas de compensação de dióxido de carbono. Além de um propósito sustentável que irá beneficiar gerações futuras, a Servilusa vê o projecto como uma forma de prestar homenagem aos falecidos.
Segundo Paulo Carreira, director-geral de Negócio da Servilusa, trata-se de uma iniciativa pioneira no sector, que apela também à participação da sociedade: quem quiser poderá oferecer uma árvore para plantar. «Com o In Arboriam torna-se tangível a memória, criando laços fortes entre as próprias famílias, amigos e o falecido, fortalecendo a recordação! Com este projecto a Servilusa assume o seu compromisso para com as famílias e em prol do meio ambiente», acrescenta o responsável, em comunicado.
Numa primeira fase, as plantações serão realizadas além-fronteiras, mas, mais tarde, a Servilusa pretende plantar árvores em Portugal, sendo que o objectivo para os próximos anos é plantar mais de 50 mil árvores.
«A Tree-Nation orgulha-se deste envolvimento com a Servilusa na criação de um forte projecto ambiental, que oferece às famílias um memorial altamente simbólico, que é muito acessível e fácil de compartilhar nas redes sociais», conta Maxime Renaudin, fundador da Tree-Nation. Isto porque, além da árvore física, é plantada uma árvore virtual que resulta na criação de uma floresta udiana: um local virtual que junta todas as árvores de tributo em memória de uma pessoa.