Agência eslovaca abre a porta do seu escritório no Facebook
A agência eslovaca de marketing digital Zaraguza tornou-se a primeira empresa do mundo a desenvolver uma imagem de capa em tempo-real para o Facebook. A funcionalidade permite que os utilizadores da rede social acompanhem o que se passa no interior do escritório da agência.
A actualização constante da imagem de capa do perfil da agência no Facebook é possível através de uma webcam colocada no interior do escritório que capta as imagens. Para acompanhar o que acontece no escritório da Zaraguza, os utilizadores apenas têm de actualizar a página no seu navegador de internet – sendo que é necessário esperar pelo menos 15 segundos, o tempo que demora a substituição de uma imagem por outra mais recente.
Através da imagem de capa dinâmica, a Zaraguza pretende fomentar a interacção com os seus fãs e clientes. A agência de marketing digital está, por exemplo, a utilizar a transmissão em tempo-real do seu escritório para elaborar cartazes com mensagens que os seus fãs sugerem através do Facebook. “A nossa imagem de capa em tempo-real do Facebook dá-nos uma nova forma para interagirmos com os fãs. Eles podem sugerir mensagens, ver o nosso brainstorm, celebrações ou até mesmo eventos desportivos ao vivo [o escritório tem uma mesa de matraquilhos, visível nas imagens]”, adianta a Zaraguza num vídeo. No fundo, a funcionalidade permite a “integração do escritório offline com a página do Facebook online”, reforça.
De resto, a criação de imagens de capa dinâmicas ameaça tornar-se uma tendência. Na semana passada, a marca de whisky escocesa Johnnie Walker iniciou uma campanha que transforma a imagem de capa do seu perfil no Facebook numa apresentação de fotografias tiradas através da aplicação Instagram.
De acordo com a agência Edelman, que desenvolveu a campanha em parceira com a BBH, sempre que os fãs da marca actualizam a página são mostradas diferentes imagens captadas por três fotógrafos amadores que ficaram conhecidos através do Instagram (Chris Ozer, Phil Gonzalez e Athipan Wongsuebyut). Até ao final deste mês, os três fotógrafos escolhidos irão realizar diferentes tarefas, desde fotografar a destilaria onde o whisky da marca é produzido até captar os bastidores da equipa de Fórmula 1 da Vodafone McLaren Mercedes.
Com esta campanha, a Johnnie Walker, detida pela Diageo, tem como objectivo tornar-se uma das 20 marcas com maior presença no Instagram até ao final do ano. As imagens utilizadas na campanha podem também ser vistas no perfil da marca no Instagram.