Ageas Portugal assina compromisso em prol de um oceano mais saudável
O Grupo Ageas Portugal anuncia hoje que faz parte de um grupo de 150 empresas (com uma capitalização de mercado conjunta de um milhão de milhão de euros) comprometidas em salvar os oceanos. Assinado no âmbito da Conferência dos Oceanos, a decorrer até 1 de Julho em Lisboa, o documento intitulado “Princípios para um Oceano Sustentável do Global Compact da ONU” estabelece um quadro para práticas empresariais responsáveis em todos os sectores e zonas geográficas do oceano.
As empresas signatárias pertencem a 30 indústrias e comprometem-se a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na estratégia global.
«O presente compromisso de 150 empresas da economia azul mostra a vontade do sector privado em apoiar a SDG 14 (Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14). Os oceanos saudáveis e produtivos dependem de todos os intervenientes para fazer a sua parte. Sinto-me encorajada por estas empresas e pelo seu empenho em integrar a saúde dos oceanos nas suas estratégias empresariais», afirma Sanda Ojiambo, secretária-geral adjunta e CEO do Global Compact das Nações Unidas.
Por seu turno, Flávia Nobre, responsável de Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, sublinha como a resiliência climática é uma das ambições da organização para até 2030. Por isso mesmo, foi sem hesitação que aceitaram o convite para integrar este compromisso.
«A par das florestas, a protecção dos oceanos é absolutamente fundamental para endereçar os impactos das alterações climáticas e valorizar a biodiversidade. Pela posição geográfica que Portugal ocupa, este deve ser um tema crítico para a sustentabilidade do país pelo seu valor ecológico e potencial socioeconómico», indica Flávia Nobre.