Adolescentes não distinguem anúncios e resultados de pesquisa
Apenas um terço dos jovens entre 12 e 15 anos sabe dizer quais tópicos resultantes de uma pesquisa no Google são, na verdade, anúncios. Por sua vez, entre os 8 e os 11 anos, apenas um em cada cinco crianças é capaz de distinguir uma coisa da outra. Os dados são do Ofcom, regulador britânico para as telecomunicações, que alerta para a necessidade de educar os mais novos para as nuances do mundo online, embora tenham nascido com ele.
Além da dificuldade em apontar o que é informação e o que é publicidade, disponibilizada a partir do Google Ads, os jovens apresentam também problemas em questionar a fiabilidade dos conteúdos sugeridos. 19% dos inquiridos, entre os 12 e os 15 anos, afirmou que se um motor de busca apresenta determinados resultados, é porque são de confiança e verdadeiros.
Relativamente ao YouTube, verificou-se o mesmo tipo de desconhecimento. Mais de metade dos inquiridos disse não saber que os vloggers podem estar a ser pagos para divulgar certo produto.