Acredita que há quem peça Pizza de Quatro Queixas e Achaí com Granola?

A Anota AI é uma plataforma de gestão de pedidos para restaurantes e serviços de delivery via WhatsApp, do iFood, e acaba de lançar uma campanha, assinada pela Beta Collective, que brinca com erros de pedidos comuns para destacar as vantagens do atendimento automatizado.

Idealizada pelos criativos luso-brasileiros Bernardo Tavares e Sávio Hatherly, a publicidade é carregada de humor com trocadilhos divertidos.  A criação e produção são da agência Beta Collective e brinca com situações comuns em restaurantes e  em entregas, onde erros de pedido geram pratos com nomes inusitados como “Yaki Some”, “Pizza de Quatro Queixas”, “Achaí com Granola”, “Confondue”, “Kibe Zarro”, “Lámen Tamos”, entre outros.

A concepção dessa campanha teve uma particularidade: a equipa do Anota AI colaborou com alguns dos trocadilhos, como explica Bernardo Tavares, fundador e director de criação da Beta: «Uma das graças do colectivo é a liberdade criativa e operacional. Quando temos um conceito divertido e fértil como o Achados & Perdidos, as ideias fluem, todos querem e deveriam poder participar criativamente.

A animação da marca com o conceito contagiou-nos e convidamos para colaborarem com alguns dos trocadilhos». O director criativo e copywriter, Bernardo Tavares, que já formou dupla com Sávio Hatherly na Havas Lisboa, assume que os trocadilhos têm um pouco de influência no tipo de humor português. «O meu pai nasceu e viveu muitos anos em Portugal, fui alfabetizado em trocadilhos. Em algumas agências que passei, como a David, em São Paulo, pude realizar alguns trocadilhos divertidos, principalmente para o Burger King, porém era algo que sempre preferi deixar mais no ambiente de trabalho do que nos trabalhos em si, desta vez achei que seria uma boa oportunidade para aplicar esta habilidade.» Seguindo o humor presente nos filmes, Tavares assina a ficha técnica como Head de Trocadilhos.

A acção, que inclui filmes publicitários e peças digitais, transporta o público para o “Achados e Perdidos dos Restaurantes”, um lugar fictício que abriga pratos que foram perdidos no caminho ou entregues erradamente. «A ideia é mostrar que, ao contrário desses cenários caóticos, a Anota AI oferece uma solução simples e eficaz para evitar esses erros, garantindo que os pedidos sejam feitos de forma correcta e sem estresse», explica Jonas Casarin, CEO da Anota AI.

Além do humor, a campanha tem por base dados concretos. Uma pesquisa interna da Anota AI revelou que 68% dos estabelecimentos que adoptaram a plataforma notaram uma redução significativa em discussões, stress e conflitos entre as equipas de atendimento e cozinha. Além disso, a maior parte dos estabelecimentos reduziram gastos e também o desperdício de alimentos. «Isso deve-se ao sistema de atendimento automatizado por WhatsApp, que permite um fluxo de pedidos mais organizado e sem falhas, minimizando mal-entendidos», afirma Casarin.