Acredita que as marcas podem e devem ajudar a resolver problemas globais?
Na mais recente edição do estudo Meaningful Brands, realizado pela Havas Media Network a nível global conclui-se que 73% dos portugueses afirma que empresas e marcas têm o poder e o dever de contribuir para a resolução de alguns dos problemas globais da sociedade.
Apesar de 91% dos inquiridos destacar a crise ambiental como a preocupação mais urgente a nível global, a nível pessoal é a crise económica que mais os preocupa. Para ilustrar isto mesmo, 54% dos inquiridos, a nível global, afirma que as empresas deveriam estar mais focadas em ajudar os seus clientes e não só na venda dos seus produtos ou serviços.
Contudo, os consumidores admitem sentir que as marcas não estão a conseguir corresponder às novas exigências, chegando a afirmar que não se importariam se 75% das marcas que existem hoje desaparecessem.
Este cepticismo e aparente indiferença está ligado ao gap existente entre as expectativas dos consumidores e a performance das marcas, por exemplo: 84% dos portugueses espera que as marcas sejam transparentes sobre os seus compromissos e promessas, mas apenas 22% considera que as marcas realmente o são.
Esta exigência crescente observa-se a vários níveis, designadamente no que toca ao papel das marcas na promoção de um mundo melhor, mas sobretudo no que toca à promoção do bem-estar individual dos seus clientes. Por exemplo, 80% dos inquiridos em Portugal espera que as marcas façam mais pelo seu bem-estar e saúde.