Acesso ao Facebook a partir do telemóvel cresce de ano para ano
A empresa de estudos de mercado online Netsonda apresentou a quarta vaga do estudo sobre a presença das marcas no Facebook, em Portugal. A investigação, intitulada “Face to Facebook”, pretende analisar a relação das marcas com os utilizadores daquela rede social em Portugal, mercado onde a plataforma acumula já mais de 4,5 milhões de membros.
87% dos inquiridos referiu estar sempre ligado ou ligar-se ao Facebook pelo menos uma vez por dia. A frequência de ligação é a mesma entre homens e mulheres, mas são as mulheres que dedicam mais horas a cada ligação.
Já uma fatia de 40% acede ao Facebook através do telemóvel. Este número contrasta com os dados de 2011 e 2010, em que 30% e 20% dos inquiridos, respectivamente, acedia à rede social a partir dos seus dispositivos móveis. 11% dos inquiridos no estudo de 2012 liga-se via tablet.
Mais de metade dos inquiridos (56%) gasta até uma hora por dia na rede social de Mark Zuckerberg. Já 40% utiliza o Facebook para fins profissionais.
67% dos envolvidos no estudo segue páginas de empresas, marcas ou produtos no Facebook (mais 11 p.p. que no ano passado) e 91% destes atribui credibilidade à informação veiculada por essas páginas. Uma percentagem de 87% dos utilizadores que segue marcas no Facebook visita os sites dessas marcas.
Quanto à forma de uma marca ou empresa comunicar na internet, 40% revelou dar preferência aos seus sites oficiais e 38% às suas páginas de Facebook.
41% dos envolvidos admitiu ainda que depois de ter passado a seguir marcas no Facebook a sua opinião/impressão sobre as mesmas melhorou.
De referir que o estudo “Face to Facebook” foi realizado através de um inquérito via internet, baseado num questionário standard de perguntas fechadas e abertas, a mil utilizadores do Facebook em Portugal. A segmentação foi feita por idade e sexo, de acordo com o perfil de utilizadores da rede social.