Acesso à internet aumentou apenas 1% no último ano em Portugal

Entre 2019 e 2020, o acesso à internet em Portugal aumentou apenas 1%, de acordo com o mais recente Bareme Internet da Marktest: este ano, 76% dos portugueses com 15 e mais anos está online, mesmo que esporadicamente, a partir de pelo menos uma destas plataformas: computador (particular ou profisional), telemóvel ou tablet.

O indicador que dá conta do acesso regular à internet (pelo menos um acesso mensal) regista também um aumento ligeiro (+2%), ficando-se pelos 74%. Considerando apena este grupo de utilizadores, o mesmo estudo mostra que o smartphone é líder (66%) e que aumenta a distância relativamente ao computador pessoal (61%).

“No conjunto, o crescimento de internautas é inferior ao crescimento das plataformas, o que implica que uma parte relevante dos novos internautas regulares numa dada plataforma já o era noutra”, explica a Marktest. Isto significa também um aumento do número médio de diferentes plataformas usado.

O crescimento dos telemóvel é visível também no volume bruto de pageviews do conjunto de entidades auditadas pelo serviço netAudience. Em Julho deste ano, o mobile gerou 56% do total, o que compara com os 42% verificados no mesmo mês de 2017. Os computadores, por seu turno, respondem por 44% das pageviews.

A Marktest realça que “o crescimento no número total de utilizadores regulares de web não se distribui uniformemente pela população, como seria de esperar pela assimetria já existente no passado”. Embora o smartphone cresça em praticamente todos os segmentos sociodemográficos, o mesmo não acontece com o tablet, que apresenta um recuo visível nos segmentos mais jovens e uma estagnação nos restantes.

Ao longo do último ano, nota-se também uma diminuição de utilizadores exclusivos de cada plataforma. Há mais sobreposição, ou seja, pessoas a usar diferentes dispositivos para aceder à internet.

Por exemplo, de 2019 para 2020, o número de pessoas que usa tanto computador como telemóvel para aceder à internet passa de 48% para 53%. Por outro lado, o segmento da população que acede à internet exclusivamente por PC reduz-se de 13% para 9%. Apenas no telemóvel se nota um aumento do número de pessoas que o utiliza de forma exclusiva para acesso (13% para 14%).

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