A peak season está a caminho! Sente-se devidamente preparado?
Por Diogo Paixão, Growth Marketing Lead da Wook.pt
Se é um gestor de comércio electrónico ou tem um negócio online à sua inteira responsabilidade, então este artigo é para si.
O cenário do comércio electrónico está repleto de momentos cruciais que definem o sucesso de um negócio. E, sem sombra de dúvida, um dos períodos mais aguardados e determinantes é a peak season de final do ano — o momento do ano em que os profissionais desta área experienciam um aumento explosivo no tráfego online e nas vendas. Estar preparado para esta fase intensa é fundamental para garantir que a sua empresa tire o máximo partido deste período rico de oportunidades.
Peak season – Uma explosão de oportunidades
A época de maior movimento, também conhecida como a época alta, é um período de grande procura e vendas que normalmente acontece durante o último trimestre do ano. Com datas como o Dia das Compras na Net, o Singles’ Day, a Black Friday, a Cyber Monday, o Natal e o Ano Novo, este período é uma verdadeira mina de ouro para os e-commerce managers. A Black Friday e a Cyber Monday, por exemplo, tornaram-se sinónimos de promoções irresistíveis e compras frenéticas, impulsionando as vendas online a níveis extraordinários. Sabia que, no ano passado, a Amazon obteve o melhor período de compras em Portugal durante a cyber week? Foram vendidas centenas de milhões de produtos entre os dias 24 e 28 de Novembro.
Para os gestores de e-commerce, esta é uma época que não pode ser subestimada. A chave para o sucesso reside numa preparação cuidadosa e na execução impecável das estratégias. Os números impressionantes que podem ser alcançados durante esta fase podem ser o factor decisivo para o desempenho anual de um negócio.
A importância de uma preparação antecipada
“Preparação” é a palavra de ordem para tirar o máximo partido desta altura do ano. Começar cedo é fundamental, pois muitos dos sucessos durante este período são impulsionados por campanhas bem planeadas que já começam a ser delineadas meses antes.
Aqui estão algumas etapas cruciais para a preparação:
1. Análise de dados anteriores: ajuda a identificar padrões, compreender quais os produtos ou as categorias mais populares e quais as promoções que obtiveram maior sucesso;
2. Gestão de stocks e logística: garantir que tem os produtos necessários em stock é vital. A falta de produtos mais procurados pode ser devastadora durante esta fase. Além disso, optimizar a logística para lidar com um aumento no volume de encomendas é imperativo;
3. Estratégias de marketing: as campanhas de marketing desempenham um papel crucial durante este período. Planeie com antecedência as acções de e-mail marketing, publicidade online, redes sociais e outros canais para alcançar o seu público-alvo e destacar as suas promoções.
Mas, afinal, que grandes campanhas é que vão ocorrer nos próximos meses?
Chegou a altura de pegar no seu plano comercial e apontar as seguintes datas:
1. Dia das Compras na Net (DCN): é uma iniciativa da Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI), que se realiza anualmente desde 2011, e agrega várias centenas de websites e lojas de comércio electrónico pertencentes às mais importantes marcas em Portugal. Esta ampla acção de promoções e descontos totalmente online, que dura 24 horas, contribui para impulsionar as vendas das marcas, permitindo-lhes captarem novos clientes e mais negócio, aumentar a confiança dos portugueses nas compras online seguras e promover as boas práticas na internet. Este ano, decorre no dia 20 de Outubro;
2. Dia dos Solteiros (Singles’ Day): é, nada mais nada menos, o maior dia de compras do mundo na China, com promoções a renderem milhares de milhões em vendas. Por cá, há marcas que assinalam a data com alguns benefícios para todos aqueles que estão sozinhos. O dia escolhido: o 11 de Novembro, devido aos quatro “uns” que combinam este dia (11/11) e que afigura assim a condição de solteiro. Em 2009, o gigante do comércio electrónico Alibaba entrou no jogo e a efeméride transformou-se em negócio. E dos grandes. Segundo a Forbes, o Dia dos Solteiros na China é o maior dia de compras do mundo – no ano passado a plataforma online registou vendas superiores a 80 mil milhões de euros;
3. Black Friday (Sexta-feira Negra): o último fim-de-semana de Novembro marca o início oficial das compras frenéticas. Com promoções irresistíveis, a Black Friday é o dia em que os consumidores procuram as melhores ofertas, dando início ao período de compras de fim de ano. Importada originalmente dos EUA, a Black Friday já ocupa tempo de antena nas televisões e enche as cidades de anúncios. Seja em casa ou nos shoppings, os portugueses estão a aderir em massa à tendência;
4. Cyber Monday (Segunda-feira cibernética): logo após a Black Friday, a Cyber Monday foca-se nos descontos online, estimulando ainda mais as compras pela internet. É uma oportunidade para as lojas online oferecerem promoções exclusivas para quem prefere comprar no conforto do seu lar. A verdade é que, em 2022, as compras em cartão na rede Reduniq aumentaram 11% durante a “semana negra” de descontos entre 21 e 28 de Novembro, de acordo com as estatísticas da rede de pagamentos;
5. Natal: é, sem dúvida, o ponto alto desta época de maior movimento comercial. As pessoas procuram presentes e artigos festivos, tornando-se um momento crucial para aumentar a facturação do último mês do ano. Sabia que no ano passado, mais precisamente no dia 23 de Dezembro, pelas 12h12m, registou-se o maior número de compras de sempre em Portugal? Entre compras físicas e online, foram registadas 365 transações por segundo, um máximo histórico para a rede Multibanco, revelou a SIBS no seu relatório sobre o consumo dos portugueses no Natal;
6. Ano Novo: As celebrações de Ano Novo também impactam o comércio electrónico, uma vez que as pessoas aproveitam para viajar e fazer compras relacionadas com festas e decorações alusivas à época.
Dicas finais para um sucesso estrondoso
Agora que já percebeu a importância destas datas, aproveite este mês de Setembro (que ainda agora está a começar) para se preparar. Arregace as mangas e estruture um plano para conseguir aumentar o ticket médio da sua loja online e, consequentemente, o Return on Investment (ROI) do seu negócio. Tenho quatro dicas que podem ajudá-lo:
1. Criação de conteúdo relevante: para além das promoções, crie conteúdo apelativo para envolver os seus consumidores. Isto pode incluir guias de presentes, artigos sobre as tendências de compras e outros conteúdos que acrescentem valor à experiência do cliente. Para além disso, é uma excelente forma de melhorar o seu Search Engine Optimization (SEO) e, assim, conseguir posicionar a sua marca de forma mais destacada em relação à sua concorrência;
2. Testes e optimização: à medida que a época avança, monitorize constantemente o desempenho das suas campanhas e ajuste-as conforme necessário. A optimização contínua pode aumentar ainda mais os resultados;
3. Serviço de apoio ao cliente aprimorado: com o aumento das vendas, o atendimento ao cliente deve estar preparado para lidar com um maior volume de pedidos de ajuda;
4. Pós-venda e fidelização: aproveite esta altura do ano para conquistar novos clientes e fidelizar os actuais. Estratégias de pós-venda, como ofertas exclusivas para clientes fiéis, newsletters de follow-up de encomenda e/ou agradecimento por pertencer à sua comunidade, podem ser altamente eficazes e criar um engagement relevante para manter uma relação saudável com o seu cliente.
Está a chegar a época que faz cintilar os olhos dos detentores de um negócio online. E os gestores de e-commerce têm aqui uma oportunidade de ouro para brilhar. A preparação cuidadosa, o planeamento estratégico e a execução precisa são os ingredientes-chave para aproveitar ao máximo este período único. Combinando promoções irresistíveis, estratégias de marketing inteligentes e um atendimento ao cliente excecional, estará pronto para superar as expectativas e alcançar resultados extraordinários. Afinal, na corrida pela supremacia nesta altura do ano, os que se destacam são aqueles que se preparam com antecedência e enfrentam os desafios de frente, com a determinação de alcançar o sucesso.
Preparar-se para a peak season é como afinar um instrumento para uma grande actuação em público. Cada nota tem de ser executada na perfeição, cada movimento tem de ser preciso. O palco está montado, as luzes estão acesas — é altura de brilhar.