A nova loja da Benetton é feita de restos de madeira e reciclagem

As novas colecções da United Colors da Benetton são mais sustentáveis e pedem, por isso, um ambiente também ele mais sustentável para serem expostas. É este o ponto de partida para o novo conceito de loja desenvolvido pela marca e que assenta na utilização de materiais e equipamentos mais amigos do ambiente.

A primeira loja a nascer com este conceito pode ser encontrada em Florença, Itália, e apresenta materiais reciclados e de última geração para economizar a energia gasta. Com 160 metros quadrados, a loja conta com pavimento feito de cascalho do rio Piave e restos de madeira das faias derrubadas pela tempestade de Vaia.

As paredes, por seu turno, foram tratadas com tinta mineral com propriedades antibacterianas e antibolores de forma a prolongar a sua durabilidade. Em comunicado, a Benetton adianta que os interiores foram produzidos com novos materiais criados através da integração de resíduos da indústria têxtil, nomeadamente botões usados e lã reciclada.

Quanto às vitrinas, a marca de moda explica que foi concebido um sistema sustentável que permite reduzir o consumo de recursos. No fundo, foram substituídas por painéis transparentes fixados no tecto que podem ser deslocados conforme desejado. Além disso, contam com ecrãs LED transparentes onde são projectados conteúdos de vídeo.

Face a uma loja tradicional da marca Benetton, o novo ponto de venda apresenta um consumo energético 20% inferior graças a estas alterações.

«Esta loja é um conceito único em todo o Mundo, estudado para dar início a uma nova fase da nossa empresa», sublinha Massimo Renon, administrador-delegado do Benetton Group. «É um projecto em que a empresa acredita fortemente, uma parte fundamental de um percurso que visa tornar-nos uma referência mundial de sustentabilidade e em que Florença representa o símbolo deste renascimento sustentável», acrescenta.

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