A nova caixa de sapatos da Nike reduz em 51% o desperdício

Já reparou que quando encomenda um par de ténis e os recebe em casa por vezes tem de se desfazer não de uma, mas de duas caixas – a dos sapatos e a do envio? A pensar na quantidade de cartão (e não só) que é desperdiçado e no quão isso contribui para poluir mais o planeta, a Nike repensou a forma como faz os envios de alguns modelos – pelo menos e por agora só mesmo de alguns.

Tudo começou com o lançamento dos Space Hippie, modelo feito com 25% a 50% de materiais reciclados. Rich Hastings, o designer de caixas de sapatos da Nike, e a sua equipa pensaram, então, que faria todo o sentido desenvolver uma embalagem que igualasse a iniciativa da marca tendo em vista uma produção com pouco impacto ambiental.

Nasceu assim a “One Box”, um sistema que permite enviar as sapatilhas directamente na própria caixa e reduzir em 51%, de acordo com a marca, o desperdício de material numa única encomenda online.  Rich Hastings optou por um design simples e sem branding, que não revela que no interior da caixa se encontra um par de ténis da Nike.

Além disso, ao invés de recorrer a fita-cola para garantir que a caixa se mantém fechada, a equipa desenvolveu um método que faz uso de fita dupla no interior e que providencia uma tira extra para que os consumidores possam voltar a fechar a caixa, caso seja necessário devolver ou trocar o produto.

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