A importância da performance

Por Luz Coutinho, CRM Performance manager da BYD

Quer saber quantas pessoas são alcançadas pelos seus posts? Ou quantas conversões o seu conteúdo gerou? Optimizar o ROI das suas campanhas? Uma palavra: performance.

A performance chegou ao marketing digital para provar que é possível ter uma visão mais precisa do retorno sobre o investimento (ROI). Esta estratégia é usada por empresas para obter e acompanhar os resultados das suas campanhas e com essa análise é também possível compreender como o público interage com o conteúdo promovido e construir uma estratégia mais personalizada e eficaz de comunicação.

A performance tem um principal objectivo: potenciar os resultados de uma campanha de marketing e, para isso, foca-se em gerar mais notoriedade, mais tráfego, mais engagement e mais vendas.

Ao contrário do que alguns acreditam, esta estratégia não é um tiro no escuro. A perfomance está presente em toda a jornada da comunicação, desde o planeamento, à execução até aos KPI’s. Ao planearmos uma campanha, e dependendo do seu objectivo, conseguimos fazer uma previsão do número de pessoas que podemos alcançar e uma média do investimento que precisamos de alocar para atingirmos os resultados pretendidos. Sejam vendas ou engagement, a performance compara resultados de campanhas anteriores com a dimensão do target e, assim, construímos um plano personalizado para cada empresa. Para além disso, como temos acesso ao desempenho das campanhas durante a sua execução, conseguimos estar constantemente a
optimizá-las para melhorar o seu resultado.

Os relatórios disponibilizados pelas plataformas de comunicação, sejam elas o Google Ads, o TikTok Ads, Facebook Ads, etc., permitem-nos analisar o custo das nossas acções, através de métricas como o Custo Por Clique (CPC), Custo Por Lead (CPL), entre outras. Assim, conseguimos prever, em função do objectivo de cada campanha, o investimento que a mesma deve ter. No final, é importante analisar o que correu bem ou menos bem e melhorar o posicionamento de futuras campanhas.

Resumidamente, a performance vai estar presente em todas as etapas do funil de marketing, que é o um modelo estratégico que define a jornada do consumidor. Este funil vai desde a fase de awareness – este é o momento que damos a conhecer a marca/serviço ao consumidor – passando pela fase de interesse e interacção – onde começamos a relacionar-nos e a “aquecer” as audiências, terminando na fase de conversão, que é o objectivo final das campanhas.

Qualquer que seja o objectivo, é certo que a performance é a melhor estratégia para que isso aconteça. É a melhor forma de conhecer o seu público, de analisar a sua jornada, de impactar as pessoas que estão interessadas no seu negócio e de usar o seu investimento de forma eficaz.

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