A Guinness 0.0 ultrapassa a Heineken 0.0 e passa a ser a maior cerveja sem álcool do Reino Unido

De acordo com a NIQ – o organismo que oferece a compreensão mais completa e clara sobre o consumidor em todo o mundo-, e com base em dados contínuos de 52 semanas, a Guinness 0.0 ultrapassou a Heineken 0.0 no final de Março, e tem mantido a sua liderança desde então.

A bebida sem álcool viu as suas vendas aumentarem quase 110% para 39,4 milhões de euros no ano passado. Durante o mesmo período, as vendas da Heineken 0.0 subiram apenas 4,2%, para 33,6 milhões de libras.

A fechar o top cinco das cervejas sem álcool no retalho do Reino Unido estão a Peroni Nastro Azzurro 0,0%, a Corona Cero e a Beck’s Blue.

«O enfoque na qualidade do produto, as acções de marketing em torno do Campeonato das Seis Nações de râguebi e o trabalho da Diageo com os retalhistas para aumentar a sensibilização para as cervejas sem álcool contribuíram para a ascensão da Guinness 0,0. É a combinação de um belo líquido, servido num belo copo de cerveja de marca, com a ocasião de ver desporto», esclarece o director-geral da Diageo GB, Nuno Teles, à imprensa britânica.

«Apesar de um número crescente de consumidores quererem moderar o seu consumo de álcool, muitos continuam a desconhecer a existência de propostas não alcoólicas fora do comércio. Nesse sentido, a Diageo estabeleceu uma parceria com vários retalhistas, incluindo a Waitrose, para aumentar o espaço nas prateleiras e a visibilidade dos produtos sem álcool nas lojas. Aumentar a visibilidade no ponto de compra é essencial para impulsionar as vendas”, afirmou Teles.

Tendo recentemente assinado um acordo para que a Guinness 0.0 se tornasse a cerveja oficial sem álcool da Premier League, a Diageo tinha como objectivo um maior crescimento para a extensão através da ocasião de “ver desporto”, prossegue o director-geral.

Enquanto assistem a um desporto ao vivo, aqueles que optam por não beber «não querem ficar de fora ou escolher algo que, numa base social, não pareça correcto. É por esta razão que acreditamos que o desporto é uma das principais ocasiões em que ainda temos espaço para crescer», conclui Nuno Teles.

A Guinness 0.0 foi lançada pela primeira vez em 2020, mas foi rapidamente recolhida após a descoberta de uma “contaminação microbiológica” que poderia ter tornado algumas latas inseguras para beber. Foi posteriormente relançada em Agosto de 2021.

Por outro lado, as vendas da Diageo na Grã-Bretanha cresceram 5% nos 12 meses até ao final de Junho, impulsionadas pelo crescimento da Guinness. As vendas da marca registaram um aumento de 30% no comércio local e internacional.

A Baileys, por sua vez, registou um crescimento de «um dígito elevado» devido a uma «plataforma de activação muito forte» em torno do Festival Eurovisão da Canção, acrescenta Teles.

Globalmente, no entanto, a Diageo registou um declínio de 0,6% nas receitas de vendas líquidas orgânicas, uma vez que a queda na América Latina e Caraíbas e na América do Norte afectou a procura das suas marcas de bebidas espirituosas. O lucro operacional orgânico também diminuiu em 4,8%.

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