«A comunicação da Savills teve de ser totalmente ajustada para uma comunicação B2C»

“Uma casa para cada etapa da sua vida” é o mote da nova campanha residencial da Savills em Portugal, visando demonstrar que são muitas as fases que caracterizam o percurso da vida de cada pessoa desde o seu nascimento.

O principal objectivo desta campanha foi gerar awareness para a marca e reforçar a notoriedade do departamento de Residencial, lançado em 2020. «Embora com um crescimento bastante positivo, este departamento não deixou de ser lançado em plena época pandémica e sentimos que de alguma forma poderá não ter tido a devida projecção. Foi deste sentimento que nasceu a campanha ‘Uma casa para cada etapa da sua vida’ que reflecte o nosso compromisso de oferecer soluções adaptadas às necessidades e requisitos dos nossos clientes, através de propriedades residenciais que moldam as mais importantes etapas da vida de cada um», explica Joana Silva, Marketing Associate director da Savills Portugal, garantindo que os clientes se identificam com a mensagem que está a ser passada.

A campanha está disponível em spots de TV, outdoors e também numa rede de 40 táxis da capital, durante 45 dias. Acompanhe a conversa com Joana Silva sobre as mudanças na Savills com a decisão de se lançar o departamento de residencial.

Em que contexto é que a Savills sentiu que era chegado o momento de lançar o seu departamento residencial?

A decisão de se lançar o departamento de residencial, em 2020 surgiu numa óptica de completar o leque de serviços da Savills, permitindo, assim oferecer um serviço integrado 360º. Desta forma a Savills passou a actuar em todas as áreas do imobiliário. Aliado a isso, com Portugal a figurar no topo dos destinos de eleição para investir, morar e trabalhar o mercado residencial estava em forte ascensão apresentando um cenário promissor a longo prazo.

Quais os resultados desse departamento até ao momento?

Os resultados têm sido bastante positivos, em quatro anos, esta que é a mais recente área da Savills tem crescido a olhos vistos. Inicialmente a área de actuação incidia essencialmente na zona da Grande Lisboa e desde Julho de 2023 houve uma expansão do negócio com a aquisição da PREDIBISA, líder de mercado no Porto. Desta forma, não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados, em tão pouco tempo o departamento de residencial está em forte crescimento nos dois principais centros urbanos do País.

Quais os principais desafios com que a empresa se deparou com a entrada num outro mercado que não era, tradicionalmente, o seu?

Quando se decidiu lançar o departamento de residencial tínhamos dois caminhos: adquirir uma empresa que já estivesse consolidada no mercado ou criar uma equipa totalmente de raiz. Optou-se pela segunda hipótese e claro que isto trouxe um grande desafio, na medida em que foi necessário criar e implementar novos procedimentos, metodologias de trabalho, criar uma equipa especializada e uma nova base de dados de clientes. Ao mesmo tempo o lançamento desta área coincidiu com o início da pandemia, o que veio fazer com que tudo o que tinha sido definido fosse repensado. Felizmente, com toda a ponderação e optimismo ajustámos a estratégia e tudo correu pelo melhor.

Como descreveria o cliente tipo deste novo departamento?

Diria que os nossos clientes são sofisticados, exigentes, que procuram um produto com uma qualidade superior e provêm de várias geografias. São clientes que tanto procuram uma casa para habitar, como 2ª residência ou até para investir.

O que mudou na abordagem tradicional da Savills ao mercado com a entrada nesta área de negócio?

Até ao lançamento desta área de negócio a comunicação era puramente B2B. Com a chegada do departamento de Residencial esta abordagem teve de ser totalmente ajustada para uma comunicação B2C. Estamos a falar da compra ou venda de algo que é tão importante na vida das pessoas, que contam, muitas vezes as suas histórias. As tomadas de decisão não são realizadas de ânimo leve. Isto traz a necessidade de uma estratégia mais emocional, de uma maior proximidade ao cliente e de uma escuta mais activa de forma a contribuirmos para a realização pessoal do nosso cliente.

Num mercado altamente concorrencial, de que forma a Savills se distingue da sua concorrência?

A Savills tem uma rede global de especialistas de mercado com um know-how fortíssimo que possibilita fazer um acompanhamento de excelência ao cliente apoiando-o numa tomada de decisão mais consciente. Rigor, idoneidade e qualidade seja na forma como se presta o serviço, como no produto que comercializa acredito que seja este modus operandi que faz a Savills distinguir-se da concorrência.

Quais os objectivos da empresa com o lançamento da campanha “Uma casa para cada etapa da sua vida”?

O principal objectivo desta campanha foi gerar awareness para a marca e reforçar a notoriedade do departamento de Residencial. Embora com um crescimento bastante positivo, este departamento não deixou de ser lançado em plena época pandémica e sentimos que de alguma forma poderá não ter tido a devida projecção. Foi exactamente deste sentimento que nasceu a campanha ‘Uma casa para cada etapa da sua vida’ que reflecte o nosso compromisso de oferecer soluções adaptadas às necessidades e requisitos dos nossos clientes, através de propriedades residenciais que moldam as mais importantes etapas da vida de cada um.

Que resultados sentem já desta campanha?

O lançamento da campanha ainda é muito recente, mas os resultados estão a ser excelentes. Percebe-se que há maior engagement com a marca e de facto também já sentimos nas oportunidades de negócio que nos estão a chegar.

Texto de Maria João Lima

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