A caminho do Natal: sustentabilidade é o melhor presente para jovens adultos

Embora grande parte da população possa estar de férias na praia neste momento, a verdade é que faltam apenas cerca de quatro meses para o Natal. Por isso, embora o pensamento dos consumidores esteja longe de presentes e decorações, o das marcas estará já focado naquela que é uma das épocas mais importantes do ano em termos de compras.

Mas quais serão as tendências para este ano? Um estudo realizado pela IPA no Reino Unido mostra que 56% dos inquiridos entre os 18 e os 24 anos pretende ter um Natal sustentável. Os jovens adultos parecem estar mais interessados em árvores reutilizáveis e em presentes que sejam úteis – e que, já agora, não cheguem embrulhados em papel desnecessário e que dificilmente será reaproveitado.

O mesmo estudo, reportado pelo The Drum, mostra que esta franja de consumidores está também interessada em comprar prendas de Natal a comerciantes locais e em recorrer ao upcycling para presentear amigos e familiares.

Esta é uma tendência especialmente notória entre os mais jovens, já que o desejo de um Natal mais verde é mencionado por apenas 27% dos inquiridos entre os 45 e os 54 anos e por 25% dos maiores de 55 anos.

«Com o ESG [métricas de ambiente, social e governança corporativa] a tornar-se cada vez mais importante também para os negócios, esta pode ser uma oportunidade para as marcas e as suas agências de pensar sobre e comunicar mais as suas credenciais de sustentabilidade este Natal», sugere Luke Green, analista da IPA.

De acordo com o mesmo responsável, será importante, contudo, não perder o espírito natalício na comunicação: «Usar menos glitter não significa que os nossos anúncios não possam brilhar.»

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