A ascensão dos pagamentos digitais: maioria dos portugueses diz adeus às moedas e notas

Portugal está entre os países europeus com maior aversão a pagamentos em numerário e ao toque físico em terminais de pagamento automático. De acordo com o X Relatório Anual de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, 73,9% dos portugueses afirma ter reduzido ou abandonado a utilização de notas e moedas.

Parte da justificação residirá na pandemia de COVID-19, que levou os cidadãos a procurar alternativas que garantam o distanciamento necessário à minimização do risco de contágio. Isto significa menos dinheiro físico e mais soluções digitais, como é o caso dos cartões contactless ou das aplicações para o telemóvel.

Actualmente, quase seis em cada 10 portugueses consideram o cartão o seu principal meio de pagamento, o que representa um aumento de 13,6% face à análise anterior. O cartão bancário é o meio preferencial tanto para compras online como presenciais, sendo que 56% já usa a funcionalidade contactless em loja.

Os portugueses também aumentaram o volume de pagamentos com cartão de crédito em quase 14 p.p. (20,7% em 2019 para 34,5% em 2020) no que concerne compras de baixo valor, território antes dominado pelo numerário.

Já no que às compras online diz respeito, Portugal é o país que mais utiliza o computador pessoal para este efeito, enquanto nos restantes países analisados pela Minsait Payments o smartphone domina – além de Portugal, também Espanha, Itália, Reino Unido e a região da América Latina foram abrangidos. Ainda assim, este equipamento apresenta um crescimento de 6,6% na utilização para compras. O tablet, por seu turno, é usado por 12,1% dos portugueses.

Segundo o mesmo estudo, 46,9% dos portugueses assume fazer compras online com mais frequência desde que a pandemia teve início, o que compara com 44% no Reino Unido ou 42% em Espanha.

Embora o cartão continue a ser o meio de pagamento mais utilizado nas compras online para 83,2% dos portugueses, os consumidores também parecem ser adeptos dos cartões virtuais. Portugal é, aliás, entre os países analisados, o que usa mais o cartão virtual (31,5%).

Destaque ainda para os pagamentos móveis, com um nível de utilização de 29,3% em Portugal, sendo que esta opção é também muito utilizada nas lojas físicas. De acordo com o relatório, 54,9% dos portugueses efectua compras com recurso ao NFC (Near Field Communication).

Portugal está ainda “na vanguarda da utilização de múltiplos meios de pagamento”, aponta a Minsait Payments. Os portugueses registaram a maior subida no número médio de diferentes meios de pagamento utilizados no mês anterior à realização do inquérito: de 2,8 em 2019 para 3,3 em 2020. Portugal é também o país que mais pagamentos faz a partir da conta bancária (84,3%).

Artigos relacionados