A areia da praia fica colada aos pés? Esta escova portuguesa (e de cortiça) resolve o problema
Com a Primavera chegam os dias quentes que já convidam a uma ida à praia, nem que seja para molhar os pés à beira-mar ou aproveitar a vista durante uns minutos enquanto se sente a areia nos pés.
E é a pensar no momento seguinte, quando é preciso sacudir essa mesma areia, que Marta Henriques Lopes criou uma escova para facilitar a tarefa. Tudo começou em 2014, quando percebeu que, no regresso ao carro, todos os veraneantes faziam uma paragem a meio para retirar a areia dos pés que insiste em ficar, fosse com as mãos, a toalha ou o que estivesse à mão.
Nesse dia, conta em comunicado, por coincidência (ou não), encontrou na praia o “fino” de uma prancha de surf, que veio com a maré. Por achar graça à forma e por não gostar de ver plástico na praia, levou-o consigo. Mais tarde, pensando na necessidade que sentiu naquelas pessoas, decidiu rabiscar umas ideias para uma escova que resolvesse esse desafio. Nesse momento, passou os olhos pelo fino que trouxe da praia e foi aí, desta junção improvável e ocasional, que nasceu o formato da escova que hoje comercializa.
Um ano mais tarde surgia a péDareia, uma marca que oferecia aos consumidores um objecto que facilita a limpeza da areia da pele, feita com materiais encontrados numa vila à beira-mar do Norte. Contudo, a chegada da pandemia levou à escassez do necessário para a produção e a fundadora sentiu então a necessidade de uma mudança.
Desta forma, oito anos depois, nasce a Oshimi, que continua a encontrar em Portugal tudo o que necessita para produzir as escovas: materiais sustentáveis, nacionais e respeitando o ambiente, esta escova é feita com madeira nacional, cerdas de origem vegetal, cobertas por um molde de micro cortiça prensada.
O nome da renovada marca, explica Marta Henriques Lopes é um conjunto de seis palavras com um significado forte para o projecto: O – Originality; S – Serenity; H – Hope; I – Innovation; M – Marvelous; I – Invencible.
A escova Oshimi está disponível por 27,50 euros no site da marca e nas lojas Cantê do Restelo e Chiado, em Lisboa.